MENU

Montes Claros vai ter aparelho para medir tremores, diz Defesa Civil

Montes Claros vai ter aparelho para medir tremores, diz Defesa Civil

Atualizado: Quinta-feira, 24 Março de 2011 as 4:21

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais anunciou nesta quarta-feira (23) que vai instalar um Observatório Sismológico em Montes Claros, na Região Norte de Minas Gerais. O objetivo é estudar os tremores ocorridos recentemente na região.     Segundo especialistas, os abalos são provocados por uma fenda geológica. Os estudos com o sismógrafo podem dar detalhes sobre a extensão da falha e também sobre a magnitude de novos tremores que venham a ser registrados na região.

A iniciativa é uma parceria da Universidade Estadual de Montes Claros e a Universidade de Brasília.   Tremores em Montes Claros

Um tremor de terra foi sentido em Montes Claros, no dia 5 de março, com magnitude de 3,2, segundo o chefe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), Lucas Barros. Segundo polícia, não houve registo de vítimas.

No dia 29 de setembro de 2010, dois tremores atingiram Montes Claros. O primeiro foi sentido às 13h55min12s com magnitude 2.7, de acordo com o analista de sinais sísmicos João Alberto Cruz, do Observatório Sismológico da Universidade Federal de Brasília (UnB). O segundo aconteceu às 14h35’15’’ com magnitude 2.3.      

veja também