Morador afetado por deslizamento, passa a noite na rua

Morador afetado por deslizamento, passa a noite na rua

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:04

Cerca de dez pessoas, entre as 220 que tiveram suas casas afetadas pelo deslizamento de terra no bairro Jardim Maringá, na Penha, zona leste de São Paulo - ocorrido na tarde da quarta-feira (8) - passaram a madrugada desta quinta-feira (9) na rua, conversando em rodas de vizinhos e tomando café. Duas famílias com seis crianças aceitaram abrigo temporário num clube municipal da região e as outras buscaram apoio em casas de parentes ou amigos.

Nesta manhã, uma reunião na sede da Subprefeitura da Penha com moradores e a Defesa Civil pode decidir o futuro das residências. Cerca de cem casas sofreram danos com o deslizamento e 45 foram interditadas. Alguns moradores da região, como a babá Ercília Aparecida da Costa, de 45 anos, já pensavam até em voltar para os imóveis em risco.

- Se de manhã minha casa continuar como está, vou entrar de novo. Não tenho para onde ir, nem dinheiro para pagar aluguel.

Sentada na calçada em frente à sua residência, na rua Fernandes Portoalegre, Ercília atravessou a madrugada relembrando a história do terreno com seu vizinho, o segurança Juarez Oliveira dos Santos, de 53 anos.

- Viemos em 96 para cá, quando isso era um barranco cheio de carrocerias de caminhão e lixo.

Juarez. disse ainda que, antes de construir, o grupo de moradores foi até a Subprefeitura da Penha conversar com um engenheiro.

- Ele falou que não queria trabalho nem preocupação e liberou pra gente fazer as casas, desde que fossem de alvenaria [...] Limpamos tudo e iniciamos a obra.

Ercília, viúva, e Juarez, que perdeu o filho recentemente, não querem sair de suas casas, segundo o segurança.

- Estamos há 14 anos aqui, gastei mais de R$ 20 mil só em material de construção.

- Na época da eleição sempre vêm uns políticos, prometem mundos e fundos, mas não fazem nada. Se tivessem construído pelo menos o muro de arrimo, isso [o deslizamento] não teria ocorrido.

Duas famílias aceitaram o abrigo oferecido pela prefeitura, no Centro Desportivo Municipal da Vila Matilde, conhecido por "Cruzeirinho", e passaram a noite lá. Todos aguardam com expectativa a reunião marcada para as 7h desta quinta-feira, que pode definir o futuro dos desabrigados.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições