Moradora de Nova Friburgo cava há três dias para recuperar pertences

Moradora de Nova Friburgo cava há três dias para recuperar pertences

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:59

Há três dias, a moradora de Córrego Dantas, um bairro de Nova Friburgo, naRegião Serrana do Rio, Matilde, de 56 anos, não para de cavar. Segundo ela, a história de toda a sua família foi enterrada no local do deslizamento. “A história toda da minha família tá aqui. Eu estou querendo achar os retratos das crianças, meus documentos que estavam na cômoda, eu sei onde está tudo”, disse a moradora, incansável, apontando para um quarto destruído ao longe. "É lá que eu preciso cavar".

Além de um pequeno pedaço de madeira, ela usa as mãos para tentar resgatar seus objetos e sua dignidade. “Depois de trinta anos de luta pra conseguir fazer alguma coisa, um segundo destrói tudo”, lamentou Matilde, depois de encontrar um colchão e algumas roupas da neta.

A moradora, no entanto, não esmorece. “Esperança a gente tem que ter, porque a gente precisa viver, mas é muito difícil”, disse Matilde, chorando.

Décimo dia

O trabalho de busca de corpos e de limpeza das ruas atingidas pela forte chuva que arrasou pelo menos sete cidades da Região entra pelo décimo dia. Segundo o Ministério Público, cerca de 400 pessoas estão desaparecidas na região. A previsão é de que os trabalhos de busca avancem mais rapidamente, uma vez que não chove nesta sexta-feira (21), o que facilita a ação de bombeiros, policiais e voluntários.

De acordo com as prefeituras das cidades atingidas pelo temporal do dia 11, o número de corpos resgatados chega a 771 e o número de desabrigados e desalojados gira em torno de 20 mil pessoas. Pelos últimos levantamentos dos municípios, ao todo são 373 em Nova Friburgo, 304 em Teresópolis, 65 em Petrópolis, 22 em Sumidouro, 6 em São José do Vale do Rio Preto e 1 em Bom Jardim.

Segundo o boletim da Polícia Civil divulgado às 11h45 desta sexta-feira (21), 765 corpos já foram identificados: 309, em Teresópolis; 367, em Friburgo; 1, em Bom Jardim; 63, em Petrópolis; 21, em Sumidouro e 4, em São José do Vale do Rio Preto.

Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto

Em Petrópolis, a vida começa a voltar ao normal, segundo o coordenador de Ações Emergenciais da prefeitura, Luiz Eduardo Peixoto. Os trabalhos de resgate foram intensificados. Uma equipe de assistentes sociais faz o cadastramento de famílias atingidas pela chuva para que possam integrar os programas sociais. No hospital de campanha, são feitos diariamente cerca de 300 atendimentos.

Em São José do Vale do Rio Preto, começam a ser montadas nesta sexta-feira (21) tendas para abrigar vítimas das chuvas no município. Cerca de 70 barracas devem ser montadas no ginásio municipal, em Águas Claras.

Já a cidade de Bom Jardim permanece isolada por causa de destruição de pontes. A expectativa é que homens do Exército comecem a montar as novas pontes neste fim de semana.

Estradas seguem com problemas

Cerca de 250 funcionários do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) trabalham intensamente na região para recuperar as estradas de acesso à Região Serrana, onde ocorreram queda de barreiras, erosão nas pistas e queda de pontes.

A BR-040, que liga o Rio a Juiz de Fora, está com o tráfego em meia pista na altura do km 9, por causa de uma queda de barreira, no sentido Juiz de Fora. Nos kms 43 e 34, sentido Rio, o trânsito encontra-se em meia pista por causa de obras, segundo a concessionária que administra a via.

A RJ-116 (Itaboraí-NovaFriburgo-Macuco) está interditada na altura de Bom Jardim, por causa da queda da ponte, destruída com as chuvas. No trecho de Muri, a estrada está em obras e opera no sistema siga e pare para a construção da nova rede de drenagem, com instalação de manilhas, e aterro de dois buracos que formaram um precipício no local.

No Vale do Tainá, na altura do km 92, próximo ao pedágio de Furnas, em Friburgo, o acesso a veículos de passeio e caminhonetes está sendo feita por uma estrada secundária aberta emergencialmente depois das chuvas.

Motoristas que cruzam a rodovia estadual RJ-130 devem redobrar a atenção ao volante. Por conta das fortes chuvas que atingiram a Região Serrana do Rio na última semana, a estrada que liga as cidades de Teresópolis e Nova Friburgo ainda reserva uma série de desagradáveis (e perigosas) surpresas ao longo de seus 68 km.

São muitos os trechos, nos dois municípios, onde as consequências dos deslizamentos de terra insistem em atrapalhar o tráfego. Em alguns pontos, a passagem é feita apenas em meia pista, aberta em caráter emergencial e improvisada e sem sinalização adequada.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições