Moradores de bairro em Mauá temem desabamento de casas

Moradores de bairro em Mauá temem desabamento de casas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:54

As encostas e casas do bairro Jardim Zaíra, em Mauá, no ABC, continuam em situação precária e com riscos de deslizamento de terra. Em janeiro deste ano, cinco pessoas morreram na região após o desabamento de casas causado pelas chuvas fortes da época.

Os moradores da região ficam temerosos quando a água começa a escorrer pelas ruas ainda nesta sexta-feira (29). “Tem chovido muito forte nesses dias”, diz Joelma Lins, moradora do bairro. A lembrança das mortes do início do ano ajuda a alimentar o medo das pessoas. “Aqui no Zaíra tem muito morro, muito deslizamento também. Então a gente fica naquela, com medo do que pode acontecer”, afirma André Lins.

Na Avenida Saturnino João da Silva, uma casa está interditada desde dezembro de 2009, colocando em risco as residências vizinhas. Desde o período de chuvas mais intenso de janeiro até esta sexta-feira, os buracos apenas aumentaram, criando fendas no asfalto. “Se o buraco ceder, a tendência é puxar a minha casa também”, diz Valdir da Conceição.     A situação também é precária na Rua Luís Scarpini, na parte mais alta do bairro, com um buraco crescente ameaçando as casas. Quem mora na parte mais baixa também sofre com as enxurradas, já que a água tende a se concentrar nessas áreas.

Na Rua Jair Ballo, a Prefeitura de Mauá começou as obras de uma contenção feita para reduzir o impacto deste fluxo da chuva. “Está tudo interditado. Ninguém sobe, ninguém desce. Só a pé mesmo ou de cavalo”, comenta o morador Carlos Aparecido.

De acordo com a Prefeitura, a obra na rua deve ficar pronta até o meio de março. Quanto aos outros problemas do bairro, a Prefeitura afirmou que as obras de reparo estão no cronograma do município, mas que não há prazo para o fim dos trabalhos.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições