MENU

Moradores querem produzir queijo de uma tonelada durante festa em MT

Moradores querem produzir queijo de uma tonelada durante festa em MT

Atualizado: Terça-feira, 17 Maio de 2011 as 10:45

Festa do Quejo de Curvelândia faz parte do calendário oficial de eventos de Mato Grosso (Foto: Wilson de Jesus/Seder-MT)

  A 9ª edição da Festa do Queijo de Curvelândia, a 311 quilômetros de Cuiabá, será realizada a partir de sexta-feira (20) com várias atrações. Promovida pela prefeitura, a festa faz parte do calendário oficial de eventos de Mato Grosso e vai até o próximo domingo (22).

Como ocorre todos os anos, a Festa do Queijo tem uma programação diversificada com atrações culturais e religiosas com shows gospel, bandas da região e nacional, feira de artesanato e a tradicional cavalgada.

Na sexta-feira, 20, a principal atração será o show da banda gospel Vida e Voz. No sábado, 21, as atrações são a banda Legislativo e dupla Breno Reis e Marco Viola. No domingo, 22, o show regional será comandado pela dupla Fabrício e Fernando.

Criada para homenagear o homem do campo e fomentar o turismo no município, a festa reúne cerca de 30 mil pessoas em três dias e já virou referencia na região.

Curvelândia faz parte da bacia leiteira do Vale do Cabaçal e se destaca por um acervo de mais de 23 cavernas, entre elas, a do Jabuti considerada a maior do Estado.

No dia 13 de maio começa em Curvelândia (311 km a Oeste de Cuiabá) a oitava Festa do Queijo. O evento vai até o dia 16 de maio, na Praça São João. A Festa do Queijo é uma tradição na cidade, atrai milhares de pessoas todos os anos para ver de perto o maior queijo frescal do mundo. Este ano a comunidade quer bater o recorde e produzir o maior queijo do mundo, com 1 tonelada.

O prefeito da cidade, Lair Ferreira, diz que a festa incentiva o turismo rural e a agregação de valor aos produtos da agricultura familiar. “Todo o leite utilizado na produção do queijo é comprado de produtores da própria cidade. Dessa forma incentivamos a produção e valorizamos os pequenos produtores”, afirma.

Em 2008 técnicos do Ranking Brasil confirmaram que o queijo frescal produzido durante a festa era o maior já produzido no mundo. ”Este tipo de queijo, frescal, é tipicamente brasileiro e começou a ser fabricado em Minas Gerais. Ele só é produzido em países que, como o Brasil, possuem clima tropical” explica o prefeito. Os técnicos acompanharam todo o processo de produção e quando o queijo ficou pronto mediram, pesaram e tiraram fotos para constarem no Ranking Brasil. No ano passado não houve registro da fabricação de um queijo frescal maior do que o feito em Curvelândia.

De acordo com o prefeito, em 2009 foram gastos sete mil litros de leite e foi produzido um queijo de 750 quilos. “Para este ano a expectativa é utilizar cerca de nove mil litros de leite e produzir um queijo que pese de 800 a mil quilos”, destaca.

Lair explica que o peso do queijo varia de acordo com o clima do dia. Segundo ele, se a temperatura subir muito o queijo elimina uma quantidade maior de soro e com isso, pesa menos.

O queijo frescal de Curvelândia é produzido numa forma de 1,5m de diâmetro, no terceiro dia da festa. Depois de pronto é levado para uma câmara fria. No dia seguinte é transportado para o local do evento onde é saboreado por toda população. No ano passado cerca de cinco mil pessoas degustaram o maior queijo frescal do mundo.        

veja também