Morre aos 72 anos o cineasta Gustavo Dahl

Morre aos 72 anos o cineasta Gustavo Dahl

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:36

Morreu  neste domingo (26), aos 72 anos, o cineasta Gustavo Dahl. Argentino e naturalizado brasileiro, ele sofreu um infarto em Trancoso (BA). Dahl, que dirigiu filmes "Em busca do ouro" e "O bravo guerreiro", destacou-se principalmente por sua atuação em diferentes órgãos públicos relacionados à atividade audiovisual.

Durante a década de 1970 foi superintendente de comercialização da Embrafilme, além de presidir a Associação Brasileira de Cineastas. Também foi o primeiro diretor-presidente da Ancine a partir de 2002 e, atualmente, era gerente do CTAV (Centro Técnico Audiovisual do Ministério da Cultura).

Em nota divulgada à imprensa, a Ministra da Cultura Ana de Hollanda lamentou a morte de Dahl.

"A morte inesperada de Gustavo Dahl é um golpe profundo não só para a comunidade do cinema, como para o Brasil. A começar que ele, argentino de nascimento, se tornou um brasileiro como nós por opção. Cineasta, crítico e gestor público, com muitos prêmios, sua atuação à frente da Embrafilme a converteu na segunda maior distribuidora do país. Doou generosamente sua experiência e sensibilidade a todos os órgãos pelos quais passou, desde a Associação Brasileira de Cineastas, Concine, Conselho Nacional de Direitos Autorais e Ancine, até o Centro Técnico Audiovisual do Ministério da Cultura, do qual era gerente. Isso sem esquecer, ainda, de sua figura humana, luminosa e divertida, que tornava as reuniões de trabalho ocasiões de enriquecimento cultural. Deixo meu abraço solidário à família, aos amigos e a toda a comunidade do cinema".

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições