Morre o poeta Mário Chamie

Morre o poeta Mário Chamie

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:35

O escritor Mário Chamie morreu na manhã deste domingo (3) em São Paulo, aos 78 anos, de parada cardíaca. Segundo familiares, Chamie já apresentava um quadro de saúde debilitado devido a um câncer que estava sendo tratado desde maio do ano passado. Após algumas internações, Chamie voltou na sexta-feira (1) ao Hospital Oswaldo Cruz, onde faleceu por volta das 9h deste domingo.

Formado em direito pela Universidade de São Paulo, Mário Chamie foi secretário municipal de Cultura entre 1973 e 1983, quando criou o Centro Cultural São Paulo, a Pinacoteca Municipal de São Paulo e o Museu da Cidade de São Paulo.

Ganhador de diversos prêmios de literatura, entre eles os Jabuti de 1962 por "Lavra Lavra", o poeta deixou grandes obras, com diversas publicações. Desde de 2007, era locutor do programa 50 por 1 da Rede Record. Era também colaborador do jornal "O Estado de S.Paulo".

Mário Chamie nasceu na cidade de Cajobi (SP), em 1933. Aos 15 anos, mudou-se para a capital paulista para estudar e trabalhar. Para ele, ver a Biblioteca Mário de Andrade pela primeira vez foi uma experiência inibidora devido à arquitetura do prédio: “era muito grandioso” e ele achou que não era digno do “templo”. Dias depois, resolveu voltar e leu, então, o primeiro livro na biblioteca: “Alguma poesia”, de Carlos Drummond de Andrade. Chamie disse que foi nesse espaço que ele pôde conhecer e ter contato com a poesia.

Ainda não foi divulgado horário nem local do velório do poeta.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições