Mostra de SP começa nesta sexta com mais de 400 filmes

Mostra de SP começa nesta sexta com mais de 400 filmes

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:09

Filmes inéditos e alguns que se destacaram nos principais festivais do mundo estão na programação da 34ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que será aberta ao público nesta sexta-feira (22). Mais de 20 salas da capital paulista vão exibir cerca de 400 produções de 15 nacionalidades.

Nesta temporada, a Mostra presta tributo ao centenário do cineasta japonês Akira Kurosawa (1910 –1998), com a exibição de uma cópia restaurada de "Rashomon" (1950), além de exposição no Instituto Tomie Ohtake que reúne 80 storyboards originais desenhados pelo diretor durante filmagens.

Outro homenageado do evento é o alemão Wim Wenders, que está na cidade desde a última segunda-feira (18). Além de clássicos do cineasta na programação, como "Paris, Texas" (1984) e "Asas do desejo" (1987), a Mostra também lança no Masp a exposição "Lugares, Estranhos e Quietos", que exibe fotografias clicadas pelo diretor.

Presença esperada para a abertura do evento era o diretor português Manoel de Oliveira, que, aos 101 anos é o cineasta mais velho em atividade. Ele viria para a exibição de seu mais novo filme, "O estranho caso de Angélica", mas teve que passar por uma cirurgia cardíaca.

A organização da Mostra afirma que, por recomendação médica, Oliveira ficará oito dias de repouso, mas deve vir à São Paulo para o encerramento do festival.

Destaques de Cannes

Filmes que passaram pela última edição do Festival de Cannes, em junho, desembaracam agora na Mostra. Caso de "Cópia fiel", do iraniano Abbas Kiarostami, de "Turnê", do francês Mathieu Amalric, e de "Você vai conhecer o homem dos seus sonhos", do americano Woody Allen.

Um dos mais esperados é "Tio Boonmee, que pode recordar suas vidas passadas", do tailandês Apichatpong Weerasethakul. (Confira o trailer no vídeo acima)

Vencedor da Palma de Ouro em Cannes, o drama fala de um homem à beira da morte que se recolhe com sua família em uma fazenda de floresta tropical no nordeste da Tailândia para passar seus últimos dias. Lá, reencontra antigos parentes que há muito se foram e aproveita para relembrar suas próprias experiências passadas - envolvendo reencarnações em animais, de acordo com as tradições locais.

Outro campeão em cartaz nesta Mostra é "Um lugar qualquer", da diretora Sophia Coppola. Vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza, o filme fala sobre o vazio que domina as relações no showbizz - tema que a cineasta já havia abordado no cultuado "Encontros e desencontros" (2003).

Inéditos e restaurados

Ainda entre os inéditos estão "Gainsbourg - vida heróica", cinebiografia do ídolo francês dirigida por Joann Sfar, "Rosas a crédito", drama pós-guerra do israelense Amos Gitai, e "Minhas mães e meu pai", da americana Lisa Cholodenko, história de uma família moderninha que traz as atrizes Julianne moore e Annette Bening como um casal que concebe dois filhos a partir do sêmem de um doador.

Além dos filmes inéditos, a Mostra SP também terá exibição de clássicos com cópias restauradas. Caso de "Metropolis" (1927), do austríaco Fritz Lang. Exibido pela primeira vez no Festival de Berlim, em janeiro, o filme traz 25 minutos de cenas inéditas e será apresentado a céu aberto no próximo dia 24, no gramado do auditório do Parque do Ibirapuera, às 20h. A exibição será acompanhada da Orquestra Jazz Sinfônica.

Outro longa que teve a cópia original restaurada e que deve fazer sucesso na Mostra SP é "O corintiano", de Milton Amaral, estrelado por Mazzaropi. No ano do centenário do "timão", a comédia que conta a história de um torcedor fanático será exbida em telão no vão livre do Masp, no próximo dia 27.

Entre as produção nacionais que também estão na programação "Vip's", de Toniko Melo, vencedor da última edição do Festival do Rio, "Luz nas trevas", de Helena Ignes e Ícaro Martins, "O senhor do Labirinto", de Geraldo Motta, "Ex isto", de Cao Guimaraes, "Um dia na vida", do documentarista Eduardo Coutinho, entre outros.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições