MENU

Motociclista passa 98 vezes em sinal vermelho, no Paraná

Motociclista passa 98 vezes em sinal vermelho

Atualizado: Sexta-feira, 23 Março de 2012 as 11

Em Cascavel, no oeste do Paraná, um radar registrou 98 vezes o mesmo motociclista furando o sinal vermelho no período de um ano. Ao todo, o proprietário do veículo possui R$ 10 mil em multas.

O crescimento do número de motos nas cidades é visível. De acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, ciclomotores, motonetas, bicicletas e similares (Abraciclo), em 2011, foram vendidas no país 2.044.422 unidades. Entretanto, junto com este aumento cresceram também os flagrantes de irresponsabilidade no trânsito.

A imprudência muitas vezes termina em acidentes. Nos dois primeiros meses deste ano foram registrados 158 acidentes envolvendo motociclistas, oito a mais que no mesmo período de 2011.

Outro problema relacionado às motos é a documentação. Dados da Companhia de Engenharia de Transporte de Trânsito de Cascavel (Cettrans) mostram que, em média, metade das motos fiscalizadas está irregular. Faltam documentos, há impostos atrasados e também condutores sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

“Eles oferecem riscos a todos aqueles com quem eles cruzam em seu caminho no trânsito, porque são pessoas que não estão preparadas para dirigir este tipo de veículo”, afirmou Vânia Muetzemberg, diretora de Educação da Cettrans.

Ainda segundo a diretora, muitos proprietários de motos preocupam-se apenas em avaliar se a parcela do veículo cabe no orçamento e esquecem os encargos e a carteira de habilitação.

Quem trafega pela cidade percebe que andar sobre a faixa, costurando os carros é uma praticada frequente entre os motociclistas. João Soares, que dirige carros, comentou que isso é um problema porque fica difícil evitar acidentes.

Esquecer-se de dar seta, ou avisar que vai virar em cima da hora também é muito perigoso. E o pior é que justamente aquele que se coloca em risco normalmente é o maior prejudicado no caso de uma batida.

veja também