Motorista de SP poderá obter CNH definitiva sem ter de ir ao Detran

Motorista de SP poderá obter CNH definitiva sem ter de ir ao Detran

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:39

Desde a última semana, motoristas de São Paulo podem obter a carteira nacional de habilitação (CNH) definitiva sem ter de ir até o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) ou a um posto do Poupatempo para dar entrada no processo. A facilidade é oferecida na capital e no interior.

Na última semana, segundo reportagem do jornal "O Estado de S. Paulo", 16 mil motoristas que receberam a habilitação provisória há um ano foram informados por carta pelo Detran-SP de que poderão obter a CNH definitiva em casa. No início desta semana, o órgão informou mais 10 mil motoristas sobre a nova facilidade. Esse número deve chegar a 50 mil correspondências por mês.

Os motoristas são instruídos a efetuar o pagamento da taxa correspondente em uma agência do Banco do Brasil, munidos da Permissão para Dirigir ou do CPF. O serviço de envio, que acontece em sete dias úteis, custa R$ 11, mais R$ 28,79 da taxa de emissão.

Permanece também a opção de buscar a carteira no posto de atendimento, sem custo adicional, além da taxa de emissão.

Informatização adiada

No interior de SP vigora desde abril do ano passado o eCNH, sistema que permite que o motorista dê entrada via web nos pedidos de primeira carteira, de renovação ou mudança de categoria. A implantação na capital, prevista para fevereiro passado, foi adiada para que entidades envolvidas no processo -médicos, psicólogos e Centros de Formação de Condutores- tenham um prazo maior para se adaptar às exigências do novo sistema. Entre elas, estão a aquisição de certificado digital pessoal (e-cpf) e equipamentos de informática e acesso à internet com a configuração mínima recomendada.

Segundo a assessoria de imprensa do Detran, não há nova previsão de quando o sistema começará a funcionar na cidade de São Paulo.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições