MP propõe ação contra PMs suspeitos de duas mortes na Serra, em BH

MP propõe ação contra PMs suspeitos de duas mortes na Serra, em BH

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:50

O Ministério Público Estadual de Minas Gerais propôs uma ação penal pública à Justiça Militar contra cinco policiais suspeitos de envolvimento na morte de duas pessoas no Aglomerado da Serra, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. O crime foi no dia 19 de fevereiro durante uma operação da Polícia Militar (PM). De acordo com a assessoria do Ministério Público, os militares foram denunciados pelos crimes de ameaça à testemunha, falsidade ideológica e prevaricação.

O inquérito já concluído pela Ouvidoria da Polícia Militar indiciava 12 policiais e apontava dois militares como responsáveis diretos pelas mortes durante a operação. Segundo o Ministério Público, o promotor pediu mais provas antes de avaliar a situação dos outros envolvidos. Segundo assessoria do Fórum Lafayette, o processo é avaliado também pelo 1º Tribunal do Júri da capital.

Entenda o caso

Na madrugada de sábado (19), Jéferson Coelho da Silva, de 17 anos, e Renilson Veriano da Silva, de 39, foram baleados e morreram no Aglomerado da Serra, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Após as mortes, moradores e policiais entraram em conflito e três ônibus foram incendidados, dois no sábado (19) e um no domingo (20).

Segundo informou a Polícia Militar, cerca de 20 pessoas estariam vestidas com fardas do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) no sábado (19), no Aglomerado da Serra e, com a chegada da PM, teria começado um tiroteio. Moradores do aglomerado contestam a versão policial. Eles dizem que não houve troca de tiros, mas sim, que os disparos teriam sido feitos apenas pelos policiais. Um laudo de necropsia feita por peritos do Instituto Médico Legal (IML), divulgado pela Polícia Civil na quinta-feira (24), dá conta que Jéferson Coelho da Silva e Renilson Veriano da Silva foram mortos com tiros de arma de grosso calibre. Os tiros teriam sido disparados à distância curta e no peito dos homens, segundo a Polícia Civil.

A Polícia Civil também investiga o caso e um Inquérito Policial Militar também foi aberto. O Ministério Público Estadual acompanha a apuração sobre as duas mortes.

De acordo com a Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte (Urbel), cerca de 50 mil pessoas moram no Aglomerado da Serra – aproximadamente 14,4 mil famílias. O aglomerado é o maior complexo de favelas de Belo Horizonte, e está localizado na Região Centro-Sul da capital perto dos bairros Santa Efigênia, Serra, Cruzeiro, entre outros. Ele é composto por seis vilas, Cafezal, Marçola, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora da Aparecida, Nossa Senhora da Conceição e Novo São Lucas.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições