MP-RJ denuncia Nem e mais nove suspeitos por invasão de hotel

MP-RJ denuncia Nem e mais nove suspeitos por invasão de hotel

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:14

O Ministério Público do Rio de Janeiro denunciou, nesta terça-feira (31), o traficante Nem, apontado como o chefe do tráfico da Rocinha, e mais nove suspeitos de invadir o Hotel Intercontinental , em São Conrado, na Zona Sul. Segundo MP, eles foram denunciados pelos crimes de associação para o tráfico e posse de arma de fogo de uso restrito.

De acordo com o Ministério Público, os nove suspeitos, q ue estão presos num presídio federal de segurança máxima em Porto Velho (RO), foram denunciados ainda pelos crimes de cárcere privado e resistência.

Em nota oficial, o MP afirma que os denunciados e demais envolvidos no crime “transformaram as ruas da cidade em cenário de guerra, desferindo inúmeros tiros com armas de grande potencial ofensivo, causando pânico e insegurança à população”. A denúncia cita também que, após a prisão dos suspeitos, foi apreendido um grande número de armas, munições e explosivos. Há suspeita de que o traficante Nem, que é considerado um dos homens mais procurados pela polícia, estivesse no comboio de criminosos durante a ação. A Polícia Militar informou que não tem informações sobre a presença do Nem no comboio de criminosos que saiu de um baile funk no Vidigal. Os investigadores já sabem por quem eram usados os fuzis apreendidos no hotel.

O crime

Na manhã de sábado (21), os criminosos invadiram o Hotel Intercontinental , que fica em São Conrado, na Zona Sul da cidade, e trocaram tiros com policiais militares. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública, cerca de 50 homens estavam na ação que fez 35 pessoas reféns . Na ocasião, nove homens foram presos e um menor, detido. No mesmo dia, os policiais prenderam outro suspeito, após ser localizado em hospital da Penha , na Zona Norte, horas após o confronto. Já na quarta-feira (25), mais um suspeito foi encontrado em um hospital da cidade – dessa vez, no Souza Aguiar, no Centro, onde ele recebeu voz de prisão no leito da unidade em que está internado.

De acordo com a Secretaria estadual de Segurança Pública do Rio, a ação começou quando criminosos teriam deixado um baile funk no Vidigal, e se depararam com equipes da Polícia Militar na Avenida Aquarela do Brasil. Alguns criminosos conseguiram fugir e outros entraram no Hotel Intercontinental. Cinco das 35 pessoas feitas reféns eram hóspedes estrangeiros . Os homens se renderam após cerca de três horas de negociação.

Líder comunitário nega envolvimento com traficantes

Na quinta-feira (26), o presidente da associação de moradores de Barcelos, na Rocinha, na Zona Sul do Rio, Vanderlan Barros , o Feijão, que ajudou na negociação da rendição dos suspeitos de invadir o Hotel Intercontinental, prestou depoimento na 15ª DP (Gávea) . De acordo com a Polícia Civil, ele negou envolvimento com traficantes.

Segundo os agentes, Feijão já responde em liberdade por associação ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Ele foi indentificado após a polícia analisar imagens das câmeras de segurança do hotel, de um condomínio da Avenida Aquarela do Brasil e vídeos feitos por moradores .

A polícia informou, ainda, que Feijão aparece numa das imagens tentando arrancar um plástico, possivelmente da placa de uma moto amarela numa rua lateral ao hotel. Feijão afirmou que era outra moto, e que não estava envolvido no tiroteio. Ainda de acordo com a polícia, uma outra moto, que teria sido usada pelos criminosos, foi apreendida.

Transferência de presos

Na noite de quarta-feira (25), dez presos suspeitos de participar do tiroteio e de invadir o Hotel Intercontinental foram transferidos para um presídio federal de segurança máxima, em Porto Velho, em Rondônia. O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com os detentos deixou a Base Aérea do Galeão, na Ilha do Governador, com uma hora e 45 minutos de atraso.

A aeronave chegou por volta das 5h30 desta quinta-feira, em Porto Velho . O presídio para onde eles foram levados fica a 45 quilômetros da capital. A penitenciária foi inaugurada em 2009 e tem capacidade para 208 detentos. Atualmente, 136 cumprem pena na unidade.

A transferência foi marcada por uma operação sigilosa e com forte esquema de segurança. Por volta das 20h de quarta-feira (25) os traficantes que estavam no presídio de Bangu IV, no Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste, foram levados em comboio de 15 carros até a Base Aérea do Galeão. A escolta foi reforçada por 16 agentes penitenciários federais que vieram de Campo Grande (MS).

Postado por: Thatiane de Souza

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições