MS confirma primeiro caso de gripe suína no Estado

MS confirma primeiro caso de gripe suína no Estado

Atualizado: Domingo, 21 Agosto de 2011 as 9:01

A Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul confirmou o primeiro caso de gripe A (H1N1) neste ano no Estado. A paciente é uma mulher de 64 anos que mora em Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai. Ela não se vacinou contra a doença, apesar de integrar o grupo priorizado pelo governo para imunização.

Segundo a secretaria, a mulher foi medicada com antivirais e seu estado de saúde está sendo monitorado. A suspeita é que ela adquiriu a doença na própria cidade.

Na campanha de vacinação, encerrada em junho, as metas de imunização no Estado foram quase todas alcançadas, segundo a secretaria. Apenas o grupo de gestantes obteve cobertura vacinal de 53%.

Com a confirmação de um caso de gripe suína, a população local está sendo orientada a se prevenir contra a doença. A recomendação, dirigida principalmente aos chamados grupos de risco --gestantes, idosos, crianças, índios e profissionais de saúde--, é de reforçar a higiene pessoal, manter os ambientes limpos e ventilados e não compartilhar talheres e objetos de uso pessoal.

A secretaria também recomenda às pessoas que apresentem sintomas de infecção, como febre acima de 38º C, tosse e dor de garganta, que procurem uma unidade de saúde para avaliação médica.    

veja também