MS: Estatuto da Criança e do Adolescente poderá ser ensinado nas escolas

MS: Estatuto da Criança e do Adolescente poderá ser ensinado nas escolas

Atualizado: Quarta-feira, 1 Abril de 2009 as 12

Desde que assumiu a presidência da Associação Brasileira dos Magistrados da Infância e Juventude (ABRAMINJ), o Des. Joenildo de Sousa Chaves está trabalhando em novos projetos.

A mais recente iniciativa prevê que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) seja ensinado nos estabelecimentos de ensino. Pelo projeto, os associados da Abraminj que são juízes das Varas da Infância - treinarão professores da rede pública municipal, em todo território nacional.

Já estamos trabalhando para viabilizar a proposta. No próximo final de semana, devo estar em Brasília para contato com a senadora Marisa Serrano, que é da área da Educação, e para uma audiência no Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), disse Joenildo.

O presidente está tão empenhado em fazer da proposta uma realidade que, além da viagem ao DF, irá a Goiânia para uma reunião com os juízes da Infância, na sexta-feira (3). Vou levar a idéia do Projeto Padrinho e do Eca nas Escolas, garantiu.

O Eca nas Escolas será um projeto-piloto, já que a intenção é estendê-lo para os outros estados brasileiros. As cartilhas, que farão parte do projeto, já está sendo confeccionadas e serão disponibilizadas no site da entidade após o lançamento.

Para atender plenamente as necessidades das crianças, no que se refere ao aprendizado do Eca, a Abraminj preparou questionários e os distribuiu para juízes da área e para os secretários municipais de Educação dos 78 municípios de MS.

Encontro - De olho no calendário de trabalho, o Des. Joenildo já começou a se mobilizar para realizar em Campo Grande o I Encontro Crianças do Brasil, agendado para os dias 19 e 20 de junho.

A programação está sendo finalizada, mas ele adiantou que serão convidados todos os secretários de Educação municipais, a secretária de Educação do Estado, e os representantes da Abraminj em todo o país.

O projeto deve ficar pronto para ser discutido no encontro e dividido com todo o país. Não tenho dúvidas que será um sucesso tanto o Encontro quanto o desenvolvimento do projeto Eca nas Escolas.

veja também