MENU

MT: Municípios receberão recursos para implantar bibliotecas públicas

MT: Municípios receberão recursos para implantar bibliotecas públicas

Atualizado: Quinta-feira, 6 Janeiro de 2011 as 8:12

Seis municípios mato-grossenses foram selecionados pelo Programa Mais Cultura de Apoio a Bibliotecas Públicas do Ministério da Cultura. O programa prevê o repasse de recursos financeiros para investimento em projetos de apoio a bibliotecas municipais, de implantação de bibliotecas de bairro, distritais e/ou rurais e de apoio a bibliotecas acessíveis.

Ao todo, 835 inscrições foram registradas no programa entre municípios e entidades educacionais. Destes, foram classificados 332 projetos de apoio a bibliotecas, 34 de implantação e 21 de apoio a bibliotecas acessíveis.

Os municípios de Juína, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Jaciara e Alto Taquari foram classificados na primeira categoria. O município de Cotriguaçu foi classificado para receber o repasse para a implantação de uma biblioteca pública. Os gestores desses municípios têm 15 dias para se cadastrarem no Sistema de Convênio do governo federal.

Os municípios poderão receber mais de R$ 30 milhões para investimento nas bibliotecas públicas. Os recursos são destinados à compra de acervos, equipamentos e mobiliários, atividades de capacitação dos funcionários e programação e atendimento às pessoas portadoras de deficiências.

Já os municípios de Nortelândia, Mirassol d’Oeste, Matupá e Água Boa foram desclassificados após obterem pontuação abaixo de 40 pontos no processo de seleção. Os gestores dessas cidades têm até esta sexta-feira (7) para entrarem com recurso e contestarem o resultado.

veja também