MENU

Municípios buscam aumento da inclusão digital

Municípios buscam aumento da inclusão digital

Atualizado: Quinta-feira, 12 Fevereiro de 2009 as 12

Participantes do Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília, tiveram nesta quarta-feira, 11 de fevereiro, a oportunidade de obter informações sobre os programas do governo federal para a Inclusão Digital. Informações sobre tele-centros, acesso à internet, capacitação de monitores e acesso aos recursos financeiros foram repassadas aos prefeitos por representantes dos ministérios das Comunicações, Educação, Ciência e Tecnologia e Planejamento.

O assunto chamou a atenção dos prefeitos, que lotaram a oficina. Para o o coordenador de Inclusão Digital da Presidência da República, Cezar Alvarez, o interesse dos prefeitos pelo assunto é o reflexo de que eles estão mais conscientes da importância de seu municípios participarem dos programas do governo.

"Há uma sensibilidade crescente dos prefeitos, que sem inclusão digital o município pode perder oportunidades de desenvolver e qualificar seus serviços. Os prefeitos percebem que a inclusão digital qualifica imensamente a sua cidade", afirmou Alvarez.

Um exemplo de inclusão digital é o município de Itaubal do Piririm (AP), de oito mil habitantes. Segundo o prefeito Mirivaldo Santos, a inclusão já está ocorrendo desde 2002 em todas as escolas da rede municipal e estadual, por meio de laboratórios. Para ele, a oficina esclareceu muitas dúvidas. "As informações que nós obtemos aqui foram importantes para que possamos ter acesso aos programas, principalmente sobre a banda larga para outras comunidades do município".

Em Bandeirante (SC), a situação é diferente. Os equipamentos chegaram, mas ainda não foram instalados. Segundo o prefeito Celso Biegelmeier, os telecentros serão montados a partir deste ano. "A inclusão digital se faz necessária, estamos organizando para que todos tenham acesso", afirma.

veja também