Mutirão de testes gratuitos de HIV em SP tem plantão no fim de semana

Mutirão de testes gratuitos de HIV em SP tem plantão no fim de semana

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:20

A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo vai manter 687 postos abertos em 255 cidades neste fim de semana para um mutirão de testes gratuitos para detecção do HIV, o vírus causador da Aids. A ação faz parte da campanha "Fique Sabendo", que ocorre até 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids.

Para saber onde fazer o teste, a população pode ligar gratuitamente para o Disque DST/Aids (0800 16 25 50).

O processo é feito de forma sigilosa, com atendimento individual. Caso o paciente seja diagnosticado com o HIV, será encaminhado para tratamento.   Ao todo, 100 mil exames serão disponibilizados para a população -- 25 mil deles, testes rápidos, que ficam prontos em 30 minutos. Ao todo, 40 mil pessoas vão trabalhar na campanha.

Outros 245 municípios também participam, com testes apenas de segunda a sexta.

A secretaria afirma que o diagnóstico precoce é importante para o tratamento correto da Aids, e que metade das mortes causadas pela doença acontecem porque são descobertas tardiamente.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições