MENU

Mutirão retira toneladas de lixo de rio formador do Pantanal em MT

Mutirão retira toneladas de lixo de rio formador do Pantanal em MT

Atualizado: Terça-feira, 8 Novembro de 2011 as 9:53

Voluntários, estudantes e representantes de órgãos públicos realizaram um mutirão de limpeza no Rio Paraguai na cidade de Barra do Bugres, a 169 quilômetros de Cuiabá. No fim de semana, toneladas de lixo foram retiradas das margens e do leito do rio, que é um dos formadores do Pantanal mato-grossense.

Cerca de 300 estudantes participaram do mutirão recolhendo todo tipo de lixo das margens do rio. "Qualquer tipo de lixo prejudica o meio ambiente, como plástico e vidro", disse a estudante Kamila Lopes. "Sacola, tampa de garrafa, tudo que você pensar já apareceu por aqui. Acho importante esse trabalho porque o rio está muito sujo e os nossos netos vão agradecer", completou a aluna Aline Fialho.

Equipes da Polícia Militar Ambiental e fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente percorreram o rio para retirar o lixo. Nas margens foram encontradas sacolas plásticas, garrafas e até pneus. "A natureza não tem como aceitar esse tipo de resíduo, esse lixo. Tem que ser dada uma destinação a esse lixo e para isso todos nós temos que cumprir com nosso papel", disse o diretor regional da Sema, Alvino de Oliveira Filho.

O cabo Samuel Santos Vieira, da Polícia Militar Ambiental, alertou a população para que preservem o rio. "Nosso objetivo é conscientizar as pessoas para que quando venham pescar, antes de ir embora, limpem as margens do rio", disse o policial. Depois de duas horas de mutirão, toneladas de lixo retiradas do rio foram guardadas em sacolas e retiradas do local em caminhões da Prefeitura.

veja também