Na última semana do mandato, Temporão inaugura obra no Rio

Na última semana do mandato, Temporão inaugura obra no Rio

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:02

Na última semana de seu mandato como Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, inaugurou, nesta segunda-feira (27), a reforma da ala de tratamento de câncer infantil no Hospital da Lagoa, na Zona Sul do Rio. O espaço foi batizado de “Aquário Carioca” e teve as paredes pintadas reproduzindo o fundo do mar. Apesar das obras, o ministro admitiu que a terceirização de médicos e enfermeiros ainda é um obstáculo para a qualidade do atendimento.

Temporão afirmou que o novo ministro da Saúde no governo Dilma, Alexandre Padilha, precisa dar continuidade à chamada dos seis mil profissionais aprovados no último concurso. Segundo a assessoria da rede federal de saúde, o prazo para a convocação foi validado por mais 5 anos.

“Estamos nesse processo de acabar com a terceirização e a precarização do trabalho que existe na rede federal do Rio. O Ministério fez um concurso público, o que não se fazia há 25 anos, contratamos 6 mil profissionais e esse processo continua. Isso vai permitir que a gente atinja a plena capacidade de instalar essa rede de excelência, o que é o nosso objetivo “, ressaltou o ministro.

Reforma teve ajuda privada

O novo espaço para o tratamento de câncer vai receber jovens de até 19 anos. O cenário foi desenvolvido pelo artista Gringo Cardia e tem como objetivo substituir o espaço frio dos hospitais por um ambiente alegre e descontraído com brinquedos, videogames e livros. Para a reforma do setor de oncopediatria foi investido mais de R$ 1 milhão com a ajuda da iniciativa privada.

“Crianças com câncer tem 85% de chance de cura total. Para isso é necessário qualidade de atendimento, acolhimento, humanização e fazer com que as famílias do interior do estado e da Baixada Fluminense consigam realizar todos os procedimentos necessários em um único dia, essa é a nossa proposta com esse espaço reformulado”, disse Temporão.

Após a inauguração do espaço, José Gomes Temporão foi visitar as obras do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into). À tarde , o ministro vai fazer uma inspeção nos hospitais federais de Bonsucesso, no subúrbio, do Andaraí, na Zona Norte, no Cardoso Fontes, na Zona Oeste e de Ipanema, na Zona Sul.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições