MENU

Natal 2008 reserva surpresas para encher os olhos dos paulistanos

Natal 2008 reserva surpresas para encher os olhos dos paulistanos

Atualizado: Terça-feira, 2 Dezembro de 2008 as 12

O prefeito de São Paulo apresentou na tarde desta terça-feira (18/11) a nova edição da campanha Natal Iluminado 2008, um conjunto de ações da Prefeitura em parceria com a Fecomercio e demais empresas e organizações para iluminar e embelezar a Cidade para o período de festas de fim de ano. A partir do dia 1o de dezembro, mais de 1,3 milhão de lâmpadas decorativas serão acesas em diversos pontos da Capital.

"Ano passado tivemos milhões de pessoas visitando os pontos iluminados de São Paulo, num grande sucesso. Nesta edição do Natal Iluminado, com muito mais divulgação, teremos uma visitação ainda maior. Temos o dever de fazer o Natal mais bonito a todos os que vêm nos visitar. Os resultados do ano passado foram muito expressivos e estamos dando uma largada com muito otimismo", disse o prefeito.

A inovação em 2008 fica por conta do circuito Luzes de São Paulo. O projeto consiste em transformar importantes edificações paulistanas em telões, onde serão projetadas imagens em alta definição, mesclando temas paulistanos com propostas natalinas. Espetáculos noturnos com holografias e intervenções artísticas também serão possíveis de ver pela Cidade, graças ao uso de equipamentos de ponta, disponíveis pela primeira vez no Brasil.

As projeções ocorrerão no Masp, na sede da Prefeitura (Edifício Matarazzo) e no Teatro Municipal, de 12 a 28 de dezembro, das 20h às 0h - exceção feita ao Masp, cuja programação se estende até o Ano Novo e cujas apresentações seguem até às 3h. O Luzes de São Paulo é inspirado na Festa da Luz de Lyon, na França, que atrai cerca de 4 milhões de turistas todo ano.

Integra ainda o projeto o parque Trianon, que terá ampla decoração com luzes e apresentações de corais nos dias 6, 7, 13, 14, 20 e 21 de dezembro, em dois horários, às 19h30 e 20h30. O Parque abriga também o Silent Disco de Natal, pista de dança onde os participantes ouvem e dançam música veiculada apenas em fones de ouvido – experimentada com sucesso na Virada Cultural deste ano -, nos dias 5, 6, 12, 13, 19 e 20, das 17h às 23h.

Outra novidade é a Parada de Natal, que acontence dia 20 de dezembro, a partir das 20h. Será um desfile com personagens e carros alegóricos com temas natalinos nos arredores do Parque Ibirapuera. A festa deverá durar cerca de duas horas.

E para facilitar a visitação de toda a iluminação natalina, a partir do dia 6 de dezembro a SPTuris põe em ação os Roteiros Natalinos, passeios noturnos de ônibus por regiões iluminadas da Cidade a R$ 8 por pessoa. Pelo trajeto de três horas, os turistas passam pelo Centro antigo, a avenida Paulista, os Jardins e o Ibirapuera. Os ingressos estarão à venda na Galeria Olido a partir do dia 1o de dezembro. Os ônibus saem às 19h30 do Viaduto do Chá.

A iluminação e os serviços da Cidade têm incrementado o número de turistas e das taxas de ocupação hoteleira no mês de dezembro, que neste ano devem ficar em torno de 70%. "Tenho certeza, vamos ter uma cidade muito bonita a partir de 1o de dezembro. Isso avalancará muito o nosso ofício, que é trazer turistas para a cidade de São Paulo, para gastar e gerar empregos e renda para a São Paulo", afirmou o presidente da SPTuris.

Árvore do Ibirapuera quebra de novo recorde de altura

A parceria com o grupo Santander Brasil contemplará pela sétima vez São Paulo com a Árvore da Cidade. Com 70 metros de altura - cinco mais que a anterior -, 31 de diâmetro e mais de 240 toneladas de peso, a árvore é a maior da história da Cidade. Serão mais de 800 mil microlâmpadas e 17 mil metros de flexlights iluminando-a. A estrela do topo terá 9 metros, pesando mais de uma tonelada e meia.

A parceria com o Santander também decora importantes pontos turísticos de São Paulo, como os viadutos do Chá e Santa Ifigênia, o Vale do Anhangabaú, a avenida 23 de Maio e o Edifício Altino Arantes. Outros seis pontos (Túnel 9 de Julho, Muro dos Arcos, Passarela do Parque do Povo, terminais de ônibus Mercado e Sacomã e Praça Ramos de Azevedo) terão iluminação especial, com utilização de luzes estroboscópicas, refletores e lâmpadas LED, que consomem um terço de energia das comuns.

A Fonte Multimídia do Ibirapuera do Pão de Açúcar volta a oferecer apresentações de luz e água entre os dias 1° e 25 de dezembro, com duas apresentações por dia, das 20h30 às 21h e das 21h10 às 21h40.

No Anhangabaú, o destaque é mais uma vez a Feira da Natividade, organizada pela Arquidiciocese de São Paulo em parceria com o Centro de Atendimento do Trabalhador (Cerat). De 5 a 23 de dezembro, artesãos expõem seus trabalhos no local, que contará com presépio de 20 metros de altura. O tema deste ano é o Centenário da Imigração Japonesa.

Iluminação espalhada pela Cidade

A decoração não fica restrita ao Centro. Pela primeira vez, Guarapiranga também será um dos locais agraciados, com a montagem, em uma pequena ilha no centro da represa, de uma árvore com 30 metros de altura.

Cada uma das 31 subprefeituras terá uma árvore de Natal de 10 metros em suas Praças de Atendimento. E por diversas avenidas da cidade (Pacaembu, Brasil, Nove de Julho, Robert Kennedy, Radial Leste, Rebouças, Faria Lima e Brás Leme), árvores receberão iluminação natalina, com 100% de uso de lâmpadas LED.

O projeto Natal Consciente da empresa Natura exibirá na Cidade dez árvores de Natal de material reciclado, com iluminação gerada por energia solar. Criação dos artistas plásticos Eduardo Srur e Nelson Fiedler, as árvores ficarão espalhadas em pontos de grande circulação de 6 de dezembro a 6 de janeiro.

veja também