Índios acampados no Ministério da Justiça são autorizados a ficar no local

Índios acampados no Ministério da Justiça são autorizados a ficar no local

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:24

Os índios que estão acampados há cinco meses em frente ao Ministério da Justiça conseguiram na última terça-feira uma liminar para continuar no local. Eles estão acampados para protestar contra mudanças administrativas na Funai (Fundação Nacional do Índio).

Na tarde de ontem, cerca de 80 policiais militares e federais foram à Esplanada dos Ministérios cumprir um mandado judicial anterior que determinava a retirada dos mais de 300 índios do acampamento. Mas a juíza Maria Cecília Rocha, da 6ª Vara Federal de Brasília, decidiu pela permanência dos índios, e a polícia se retirou.

A decisão, diza liminar, foi adotada para garantir a tranquilidade da reunião da CNPI (Comissão Nacional de Política Indigenista), no Ministério da Justiça.

A juíza também levou em consideração um aspecto cultural dos índios. Um dos advogados do Movimento Social Acampamento Revolucionário Indígena, Ubiratan Maia, disse que foi alegado à Justiça Federal que uma menina de 12 anos, da tribo Guajajara, do município de Grajaú (MA), teve sua menarca (primeira menstruação) no último domingo (30) e, segundo a tradição da etnia, ela deve ficar isolada na tenda por sete dias.

A adolescente está com o corpo pintado com tinta de jenipapo e durante uma semana não ela pode falar e nem comer carne suína ou bovina.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições