Índios consideram positivo resultados de reunião com Lula e ministros

Índios consideram positivo resultados de reunião com Lula e ministros

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:32

Índios consideram positivo resultados de reunião com Lula e ministros

A oportunidade de levar suas reivindicações ao presidente Lula e a 14 ministros na reunião da Comissão Nacional de Política Indigenista (CNPI) deixou lideranças indígenas esperançosas em relação à melhoria dos programas de amparo às comunidades.

"Foi a primeira vez que a gente sentou com o presidente e vários ministros ao mesmo tempo e isso dá uma possibilidade de mudar os projetos que vem ocorrendo. Quando você não conhece um povo ou uma cultura, tem dificuldade de entender o que acontece. Alguns ministros vão se sensibilizar", afirmou o guarani Anastácio Peralta, representante de comunidades do Mato Grosso do Sul.

Segundo Anastácio, a maior demanda de seu "povo" é uma solução para escassez de terra: "Hoje estou numa área em Dourados de 3.500 hectares onde vivem 12 mil pessoas. Nem boi sobrevive assim".  

O kaiagang Ivan Bribis, paranaense, definiu a conversa com o presidente Lula como momento histórico e também espera boas notícias nos próximos meses: "Pudemos apresentar as reivindicações de nossas bases e ele [Lula] firmou o compromisso de que no próximo evento da CNPI, daqui há dois meses, já tenha alguma coisa encaminhada".

Além da autonomia administrativa e financeira para os Distritos Sanitários Especiais Indígenas, já autorizada pelo presidente Lula, os índios reivindicam um trabalho compartilhado entre União, estados e municípios na oferta de educação; a conclusão dos processos de demarcação de terras ainda pendentes; o fortalecimento da Fundação Nacional do Índio (Funai) ; e garantias de que obras de infra-estrutura em andamento próximo às terras demarcadas resultem em benefícios concretos aos índios e não em devastação.

Postado por: Claudia Moraes

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições