Neblina atrasa saída de avião que levará corpo de Itamar para BH

Neblina atrasa saída de avião que levará corpo de Itamar para BH

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:35

O corpo do ex-presidente e senador Itamar Franco será transferido de Juiz de Fora para Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, na manhã desta segunda-feira (4).

Entretanto, de acordo com a assessoria da Câmara dos Vereadores, por volta das 7h30 o Aeroporto da Serrinha, em Juiz de Fora, estava fechado para pousos e decolagens por causa da neblina.

Segundo a Câmara, não havia previsão de saída  do carro aberto do Corpo de Bombeiros levará o caixão que está na sede do legislativo municipal até o aeroporto. Nas primeiras horas desta manhã e na madrugada, a visitação no velório esteve restrita aos parentes do ex-presidente. Pouco antes das 8h o velório foi reaberto à população, que se aglomerava na praça ao lado da Câmara para esperar a saída do cortejo.

Itamar Franco morreu aos 81 anos neste sábado (2), em São Paulo.

Nota divulgada pelo Hospital Albert Einstein informou que o ex-presidente sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) na UTI, onde estava sendo tratado de uma pneumonia decorrente de uma leucemia aguda, e morreu às 10h15 de sábado.

Segundo velório

Na segunda-feira, Itamar Franco terá um segundo velório no Palácio da Liberdade, sede do governo mineiro. A assessoria do Palácio do Planalto informou na manhã deste domingo que a presidente Dilma Rousseff irá a Belo Horizonte na manhã de segunda para acompanhar o velório. Segundo a assessoria, o avião da presidente deve partir de Brasília por volta de 9h30.

Embarcam com a presidente para Belo Horizonte (MG) a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, a ministra da Secretaria de Comunicação Social, Helena Chagas e o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota.

De acordo com a assessoria de imprensa do senador, o corpo de Itamar deverá ser levado no fim da segunda-feira para Contagem (MG) onde será cremado, atendendo a um desejo do ex-presidente.

Visitantes e culto ecumênico

Ainda de acordo com a PM, cerca de 35 mil pessoas já passaram pelo velório em Juiz de Fora até a noite deste domingo. Segundo o Major Justino, da PM de Minas Gerais, foram mobilizados 780 policiais militares para reforçar a segurança durante o velório.

Os visitantes ainda formavam fila para ver o caixão de Itamar por volta das 17h40, embora o volume de pessoas já fosse menor em relação ao movimento registrado durante a manhã.

Por volta das 16h30, teve início um culto ecumênico que durou cerca de meia hora.  Familiares de amigos se emocionaram durante a cerimônia, que  foi conduzida pelo Monsenhor Miguel Falabella de Castro, católico, pelo pastor Carlos Bonifácio, membro da Igreja Universal do Reino de Deus e vereador e presidente da Câmara de Vereadores de Juiz de Fora. A cerimônia terminou com a oração do Pai Nosso.

 A multidão que o aguardava desde cedo aplaudiu a chegada do corpo, às 11h15 deste domingo (3). Por volta das 11h30, a Câmara foi fechada por cerca de 30 minutos para uma cerimônia restrita a parentes e amigos próximos. Depois o público que estava do lado de fora, em fila, pôde entrar para dar adeus ao político. Ele foi prefeito da cidade por dois mandatos, entre 1966 e 1974.

Às 12h15 chegaram à Câmara o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente do Senado, José Sarney, o ex-presidente e senador Fernando Collor de Mello, o vice-presidente, Michel Temer, o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, além dos senadores Pedro Simon, Lindeberg Farias, Romero Jucá, Agripino Maia e Renan Calheiros, entre outros políticos. Lula foi aplaudido e Collor, vaiado. Todos deixaram o local por volta das 12h50.

Homenagens

Michel Temer falou a respeito de Itamar aos jornalistas. “O Itamar deixa um exemplo de dignidade e um exemplo de coerência ao longo da vida tanto no meio administrativo como político. Ele foi o presidente de um dos atos mais importantes do país. Controlou a inflação, teve a coragem de lançar o Plano Real e manter o Brasil nos trilhos de uma boa economia”, disse.

O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, relembrou os meses de campanha eleitoral que fez ao lado de Itamar nas últimas eleições de 2010 para governador e senador, respectivamente. “Pude apreender com ele, com seus aconselhamentos de natureza ética, de probidade, de respeito e de sensibilidade social. Temos o dever de seguir o seu exemplo e de se inspirar em sua conduta. Ele foi um homem cuja autoridade moral cuja respeitabilidade estiveram ao longo destes anos todos a serviço de Minas Gerais e do Brasil.”

Henrique Hargreaves, ministro-chefe da Casa Civil de Itamar, também esteve no velório. “Ele é uma ausência que não preenche lacunas. Ele fez parte de um grupo pequeno que quando falta faz falta. Ele é um amigo. Minha relação com ele era muito maior que isso, mas ele foi um grande homem, principalmente por honrar a ética, honestidade e probidade”.

O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, lembrou que sempre que encontrava com Itamar pelos corredores do Congresso o ex-presidente comentava sobre os projetos que tinha para o Senado. “Ele deixa o legado do enorme político que amava o Brasil e seu povo e ao mesmo tempo tinha o sentimento de proteção e defesa de interesses do Brasil em todas as circunstâncias. Ele era um nacionalista nato.”

Trajeto até Juiz de Fora

O avião da Força Aérea Brasileira com o corpo de Itamar, que morreu no sábado (2), aos 81 anos, chegou à cidade às 10h25. A aeronave decolou do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, às 9h15. No aeroporto da cidade mineira aguardavam a chegada do avião as filhas de Itamar, Fabiana e Georgiana, o senador Aécio Neves, o governador Antonio Anastasia e o prefeito de Juiz de Fora, Custódio Matos.

O caixão com o corpo do ex-presidente foi coberto com as bandeiras do Brasil e de Minas Gerais e colocado no caminhão do Corpo de Bombeiros por volta das 10h45. O veículo saiu do aeroporto às 10h50 para seguir em cortejo pelas principais ruas de Juiz de Fora.

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou de Brasília por volta das 10h deste domingo levando o vice-presidente da República, Michel Temer, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e outros 11 senadores para o velório, e chegou por volta das 12h em Juiz de Fora. Outro avião com ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou no mesmo horário na cidade mineira.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições