Ônibus fretados serão impedidos de circular em corredor BRS no Centro

Ônibus fretados serão impedidos de circular em corredor BRS no Centro

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:17

Após a longa fila de ônibus formada no corredor exclusivo de ônibus BRS (Bus Rapid Service) do Centro do Rio, nesta segunda-feira (19), primeiro dia útil do novo sistema, a prefeitura do Rio informou que vai proibir a circulação de ônibus fretados - de condomínios ou empresas- nas pistas de BRS.

A prefeitura também estuda diminuir, ainda mais, o número de linhas na região, para tentar reduzir o problema.

Outro problema do novo BRS é um desentendimento entre a prefeitura e o Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), que afirma que 39 mil passageiros de linhas intermunicipais vão ser prejudicados com as novas regras no trânsito do Centro. A prefeitura afirma que aguarda projetos do Detro para analisar mudanças. Já o Detro diz que a prefeitura não aceitou conversar.

Como funciona

O novo corredor começou a funcionar no sábado (17). Segundo a Secretaria estadual de Transportes, são 1,2 km de corredor entre as avenidas Presidente Antônio Carlos e 1º de Março. O sistema, que já funciona na Zona Sul da cidade, tem como principal objetivo melhorar o transporte e o trânsito na região. Com este, serão cinco corredores BRS já instalados no Rio.

No corredor, vão circular 71 linhas , com pontos organizados em cinco grupos (BRS1, BRS2, BRS3, BRS4 e BRS5). Veja o mapa completo , que pode ser baixado pela internet (em formato PDF).

A meta da secretaria é reduzir o tempo de viagem em pelo menos 30%. De acordo com o secretário, haverá uma redução de 15% das frotas que passam pelas vias. Atualmente, a via recebe por hora cerca de 350 ônibus municipais e 150 intermunicipais.

Mapa mostra a localização dos pontos do corredor BRS no Centro (Foto: Divulgação / Secretaria municpal de Transportes)

Das quatro faixas das avenidas Presidente Antônio Carlos e 1º de Março, duas serão de uso exclusivo do BRS. Além da redução das frotas, a secretaria informou que oito linhas terão os trajetos modificados. Os pontos de parada das linhas intermunicipais estarão localizados nas vias transversais. Estas linhas não farão paradas ao longo do BRS.

Horário de funcionamento

O horário de funcionamento do corredor é o mesmo de Copacabana e do BRS Ataulfo de Paiva / Visconde de Pirajá: das 6h às 21h, nos dias úteis; das 6h às 14h, aos sábados; e não funcionam nos domingos e feriados. Nesses horários, os veículos particulares que entrarem no corredor e circularem por dois quarteirões serão multados pela Prefeitura.

A circulação da faixa à direita fica reservada aos ônibus e, parcialmente aos táxis, desde que estejam ocupados, além veículos particulares que forem acessar as garagens dos prédios. Passageiros de táxi podem embarcar no lado esquerdo e transversais das duas vias que compõem o corredor.

Os próximos corredores, segundo a Secretaria de Transportes, serão instalados nas avenidas Rio Branco e Presidente Vargas, ambas no Centro.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições