Nível do Cantareira sobe após 38 dias e chega a 5,1%

Represas contaram com chuva de 12 mm para aumentar reserva. Apenas um dos seis sistemas da Grande SP perdeu água nesta terça.

Fonte: globo.comAtualizado: terça-feira, 3 de fevereiro de 2015 às 14:44
Cantareira registra aumento
Cantareira registra aumento

O nível do Sistema Cantareira subiu 0,1 ponto percentual nesta terça-feira (3), de acordo com boletim divulgado pela Sabesp. As represas operam agora com 5,1% da capacidade. A pequena elevação acontece após 38 dias em que o sistema apresentou queda ou se manteve estável. O último aumento no nível tinha sido em 26 de dezembro.

O sistema abastece cerca de 6,2 milhões de pessoas na Grande São Paulo, e o volume de 5,1% já contabiliza as duas cotas de volume morto adicionadas ao sistema.

Trata-se apenas da nona vez que as represas do Cantareira aumentam de nível desde janeiro do ano passado, quando a Sabesp fez o primeiro alerta sobre a crise hídrica no sistema.

represa de Jaguari

Segundo a Sabesp, a chuva registrada no Cantareira foi de 12 mm. A precipitação registrada neste início de fevereiro é 17,7% dos 199,1 mm esperados para o mês.

Outros dois sistemas que abastecem a Grande São Paulo também aumentaram o nível de armazanamento de água nesta terça: Alto Tietê e Rio Claro. Guarapiranga e Alto Cotia mantiveram seus níveis, e o Rio Grande perdeu água.

Confira o níveis dos sistemas que atendem a Grande São Paulo:

Cantareira: subiu de 5% para 5,1%;
Alto Tietê: subiu de 11% para 11,1%;
Guarapiranga: manteve-se em 47,9%;
Alto Cotia: manteve-se em 28%;
Rio Grande: caiu de 75% para 74,8%;
Rio Claro: subiu de 29,2% para 29,5%.

Previsão
As precipitações devem ficar abaixo da média pelo menos até abril. É o que prevê o Grupo de Trabalho em Previsão Climática Sazonal do Ministério de Ciência e Tecnologia. O resultado foi divulgado em 16 de janeiro, na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em Brasília.

Junto com o ano de 2014, terminou também o melhor mês do Cantareira no ano. Em dezembro, o nível do sistema baixou 1,5 ponto percentual. Foi o menor índice de queda mensal no ano. A maior baixa foi em fevereiro, quando o volume acumulado recuou 5,5 pontos percentuais.

Dezembro também foi o melhor mês em número de dias sem queda no nível do reservatório. Foram 11: em 8 deles o nível se estabilizou, e em outros 3 ele chegou a subir. Foi a única vez no ano em que o nível aumentou três vezes seguidas, dos dias 24 a 26. Nesse sentido, os piores meses foram junho, julho, agosto e outubro, quando o nível caiu todos os dias.

O Cantareira terminou 2014 sem recuperar 492 bilhões de litros de água perdidos durante os 12 meses. O ano começou com o nível do reservatório em 27,2% e terminou com 7,2%.

Porém, com a utilização das duas cotas do volume morto (a primeira elevou o manancial em 18,5 pontos percentuais e a segunda em 10,7 pontos percentuais) é como se os reservatórios tivessem iniciado 2014 com um volume acumulado de 56,4%. Assim, a queda foi 49,2% durante o ano. O número representa 492 bilhões de litros. De acordo com estimativas da Sabesp, o reservatório tem capacidade de armazenar 1 trilhão de litros, quando está com 100% do seu nível.

Multa
Depois de ser barrada na Justiça no dia 13, a sobretaxa na conta de água para quem aumentar o consumo voltou a valer no dia 14, após o governo vencer recurso contra a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste).

A partir da conta de fevereiro, serão cobrados 40% de multa para quem consumir até 20% a mais do que a média entre fevereiro de 2013 e janeiro de 2014. Quem ultrapassar 20% dessa média será multado em 100% sobre o gasto com água, que representa metade da conta. Os outros 50% são referentes ao serviço de coleta de esgoto.

Os sistemas que abastecem várias regiões do estado de São Paulo têm enfrentado quedas frequentes do volume de água armazenado devido à falta de chuvas. Na Grande São Paulo, os principais sistemas, Cantareira, Alto Tietê e Guarapiranga, são os mais afetados.

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) negou que a medida seja uma multa ao consumidor. Ele define o ônus como "tarifa de contingência".

Com a medida, a multa será aplicada da seguinte maneira: um consumidor que, em média, gasta 10 m³ de água receberá conta 20% mais cara se utilizar entre 10,1 m³ e 12 m³ em um mês. Caso gaste acima de 12,1 m³, irá pagar 50% a mais. O consumidor que elevar o gasto passará a ser cobrado na conta de fevereiro.

Bônus
Entre fevereiro e outubro do ano passado, a companhia concedeu bônus de 30% na conta de clientes que economizassem 20% ou mais de água em relação à média de consumo entre dos 12 meses que vão de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014.

A medida foi adotada para estimular a redução no consumo. Desde novembro, o desconto gradual passou a ser dado para os imóveis que reduzirem o consumo entre 10% e 20%. O desconto foi prorrogado até o fim de 2015.

O percentual será calculado com base na média de fevereiro de 2013 até janeiro de 2014. A média já aparece na conta dos consumidores. A meta do governo é reduzir 2,5 metros cúbicos por segundo de consumo.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições