Nível do Sistema Cantareira sobe pela primeira vez desde abril

Chuva forte fez com que suas represas passassem de 6,7% para 7%. Outros cinco sistemas de abastecimento também tiveram aumento.

Fonte: globo.comAtualizado: quarta-feira, 24 de dezembro de 2014 às 12:53
cantareira
cantareira

Os temporais que atingiram São Paulo e a região metropolitana nos últimos dias fizeram com que o nível do Sistema Cantareira subisse 0,3 ponto percentual. As represas do sistema não subiam desde 16 de abril.

De acordo com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o nível passou de 6,7% na terça para 7% nesta quarta. Os outros cinco sistemas também tiveram aumento.

CantareiraApenas na terça choveu sobre o Cantareira 52,4 mm, 24% do esperado para o mês, que é de 220,9 mm. Até agora, a precipitação acumulada em dezembro foi de 140 mm.

As represas do Cantareira, que abastecem cerca de 6,2 milhões de pessoas na capital e na Grande São Paulo, vêm se mantendo estáveis desde a última sexta-feira (19). O dado se refere ao volume acumulado, contabilizando a segunda cota do volume morto.

No Sistema Alto Tietê, que atende 4,5 milhões de habitantes, o volume armazenado nesta quarta era de 11,1% da capacidade total do sistema, 0,6 ponto percentual a mais que o registrado no dia anterior.

Outros sistemas

Confira os níveis dos outros reservatórios dos sistemas que abastecem municípios do estado de São Paulo registrados nesta terça em comparação com segunda:

Guarapiranga: de 36,6% para 38,3%;

Alto Cotia: de 30,2% para 31,5%;
Rio Grande: de 66,7% para 69%
Rio Claro: de 25,8% para 32%.

Dilma Pena
A crise hídrica que afeta o estado de São Paulo desde o início do ano contribuiu para a saída presidente da Sabesp, Dilma Pena, do cargo em 2015. Ela enviou uma carta de fim de ano aos funcionários da empresa se despedindo.

No documento, Dilma diz que no retorno das suas férias, no dia 2 de janeiro, irá sair da empresa. Ela está na Sabesp desde 2011 e desgastou seu relacionamento com o governo do estado por causa da crise hídrica.

Outro fator que estremeceu ainda mais a relação foi a divulgação de um áudio onde Dilma diz ter recebido “orientação superior” que impediu a Sabesp de alertar a população sobre a necessidade de economizar água, durante uma reunião com executivos da companhia. O governo negou que tenha vedado alertas sobre a crise hídrica.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições