No Ceará, agentes de trânsito recebem carta com teor racista

Mulher teve veículo rebocado no último dia 11 de novembro. Carta se refere a servidor como 'da cor da noite sem estrelas'.

Fonte: Globo.comAtualizado: segunda-feira, 17 de novembro de 2014 às 17:18
No Ceará, agentes de trânsito recebem carta com teor racista
No Ceará, agentes de trânsito recebem carta com teor racista

No Ceará, agentes de trânsito recebem carta com teor racista

Do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares

Carta se refere a servidor negro como "cor da noite sem estrelas" (Foto: Reprodução)
Mensagem chama servidores de "malditos" e "excomungados'' (Foto: Reprodução)

Após a operação de reboque de um carro, o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) recebeu uma carta com ofensas, xingamentos e trechos de teor racista dirigida aos servidores que retiraram o veículo. De acordo com o departamento, o carro estava estacionado irregularmente em uma vaga destinada a táxi e foi rebocado por fiscais de trânsito no dia 11 de novembro junto com outras quatro motos.

De acordo com o Detran-CE, a mulher entregou três cartas, uma para o diretor do órgão e outras duas para os dois agentes. Na carta, ela diz que os dois rebocaram o carro injustamente e que o veículo foi danificado pelos agentes. Afirma ainda que o carro foi ''roubado'' pelos agentes. "Sou a senhora proprietária do carro que vocês 'roubaram' ontem, pela manhã, na Rua Marcos Macêdo. Estavam  lá parados 4 carros, mas vocês acharam de só levar rebocado o meu. Um carro 0 KM, com apenas 10 dias de uso,  sem nenhum arranhão, sequer que fosse, do tamanho de uma unha. E vocês colocaram na avaliação (está apensa a esta) que tinha arranhões, amassados e pneu cortado", escreveu. A carta não traz assinatura, mas tem mensagem e nome da motorista digitados.

Racismo
Em outro momento ela diz: "Seus desgraçados, excomungados, amaldiçoados: que o diabo, o satanás, o senhor das trevas acompanhe vocês a partir de agora". "Agora vou me referir ao cor da noite sem estrelas, o que estava  dirigindo o carro do reboque: hoje tu vive como gente, convivendo com gente, por causa da maldita princesa  Isabel", diz a carta.

 

Um dos servidores ao qual a carta foi dirigida, Eduardo Soares, disse em entrevista ao G1 que lamenta o caso. Segundo ele, os  agentes fizeram apenas o seu dever. "Entendemos a raiva por ter o carro rebocado. Realmente é chato você chegar ao local e não ver mais o seu veículo. No entanto, eu lamentei o teor das palavas escritas por ela na carta. Fiquei muito triste e não esperava esse tipo de agressão", afirmou Soares.

O Detran-CE informou que orientou os dois funcionários a fazer um Boletim de Ocorrência e acrescentou que setor jurídico vai analisar o caso. "O setor jurídico orientou os dois funcionários a fazer um Boletim de Ocorrência. E ao mesmo tempo dar entrada ao protocolo solicitando providências neste sentido. Vamos trabalhar para que os dois agentes sejam protegidos", informou o órgão de trânsito.

Ainda conforme o servidor, ele e o amigo de trabalho já acionaram o departamento jurídico do Detran-CE que prometeu tomar providências. "No outro dia, nós fizemos um Boletim de Ocorrência. Agora é esperar o que vai  acontecer. Espero que a Justiça seja feita", afirmou Soares.

Em entrevista por telefone, mulher, que se diz servidora pública, negou a autoria da carta. "Tem a minha assinatura? Não. Então não fui eu. Não tem assinatura. Isso significa que não há prova materiais. Então, eu nego. Qualquer pessoa pode escrever qualquer coisa e entregar como nome de qualquer pessoa'', disse.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições