No Planalto, grupo se acorrenta para exigir cotas em bolsas internacionais

Grupo se acorrenta para exigir cotas em bolsas internacionai

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:14

O presidente da República em exercício, Marco Maia, recebeu nesta segunda-feira (26) manifestantes do grupo Educafro, que se acorrentaram em frente ao Palácio do Planalto após anunciarem uma greve de fome.

O Educafro reivindica inclusão de afro-brasileiros no programa Ciência sem Fronteira, que oferece bolsas de estudo no exterior. Eles também pedem a inclusão de cotas nos concursos públicos do governo federal e autorização para usar o Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superio) para compra de livros.

O movimento trabalha com políticas afirmativas de inclusão de negros e pobres há 30 anos. Os manifestantes alegam que já estiveram no Palácio do Planalto em uma série de negociações com Gilberto Carvalho, ministro da Secretaria-Geral da Presidência, mas que não obtiveram sucesso.

Maia, que é presidente da Câmara dos Deputados, assumiu interinamente a presidência da República na noite deste domingo (25), após Dilma Rousseff deixar o país em viagem oficial à Índia para participar de reunião dos Brics – grupo formado por Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul. O vice-presidente, Michel Temer está na Coréia do Sul desde quinta-feira (22).

Na agenda oficial de Maia não consta nenhum compromisso. Ele está no palácio desde às 9h40, segundo assessoria. Esta é a terceira vez que Marco Maia assume o cargo mais alto da República. Ele deve ficar até a noite desta quarta (28).

A Constituição Federal estabelece que, em caso de ausência do presidente da República, assumirá o vice. Se os dois estiverem ausentes, o cargo deve ser ocupado pelo presidente da Câmara. O quarto na linha sucessória é o presidente do Senado, seguido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições