Confrontos recentes
No dia 21 de agosto, duas pessoas morreram e uma ficou ferida na Rocinha. De acordo com a polícia, um homem, identificado como William de Paiva, que seria traficante de drogas, disparou contra dois moradores da comunidade. Houve troca de tiros, o criminoso também foi baleado e morreu após ser socorrido no hospital.
A outra vítima fatal dos tiros foi Rafaela Marinho de Lima, que seria ex-namorada do traficante. A mulher morreu no local. Um dos rapazes que acompanhava Rafaela foi baleado na perna, mas conseguiu fugir com a outra testemunha. Mesmo ferido, o jovem conseguiu avisar policiais militares da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Rocinha, que estavam nas imediações.
Duas semanas antes, um morador gravou imagens durante um tiroteio na favela no domingo, dia 7 de agosto. Segundo a Coordenadoria de Polícia Pacificadora, uma equipe da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) fazia patrulhamento na Rua Um quando foi recebida a tiros pelo grupo de suspeitos. Os policiais militares revidaram.
No dia 20 de junho, uma troca de tiros assustou os moradores da comunidade no final da noite. Segundo a assessoria da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), policiais trocaram tiros com criminosos entre a região da Rua Quatro e Rua do Valão. Ainda segundo a polícia, uma ação de varredura foi realizada e houve um novo confronto.