Nordeste terá mais chuva durante a semana, segundo previsão do tempo

Nordeste terá mais chuva durante a semana, segundo previsão do tempo

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:23

A chuva vai continuar caindo em diversas áreas do Nordeste e poderá oferecer novos riscos para a população, de acordo com a previsão do tempo para a semana. ''A continuidade da chuva é preocupante'', diz a meteorologista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Naiane Araújo. Já a região Centro-Oeste, boa parte do Sudeste e o sul da região Norte deverão ter sol, por conta de uma massa de ar seco que predomina pelo menos até sexta-feira (2).

Nordeste

A ocorrência de chuvas no Nordeste durante a semana continuará a oferecer riscos de enchentes para a população. Algumas áreas da região poderão ter acumulado de chuva mais significativo.

O G1 está em Palmares, em Pernambuco, onde choveu sem parar desde a tarde deste sábado (26) até a noite de domingo. A Defesa Civil da cidade chegou a emitir um alerta para as pessoas deixarem suas casas, em decorrência do risco de nova cheia no leito do Rio Una.

Segundo Naiane, pontos específicos entre os estados de Alagoas e Pernambuco, além de áreas no Recôncavo Baiano, terão mais chuva. ''Deve chover nessas áreas já na segunda-feira (28) e na terça-feira (29)'', explica Naiane. ''Tirando essa região, as demais áreas deverão ter sol, principalmente no centro oeste da Bahia.''

Norte

Acre, Rondônia e o sul do Amazonas e do Pará sofrerão influencia da massa de ar seco que se concentra nas áreas centrais do país. Por isso, a previsão é de sol para esses estados durante a semana. Já o centros e norte de Amazonas e Pará terão chuva, além de Roraima e Amapá.

Centro-Oeste

A chuva vai passar longe da região Centro-Oeste nesta semana. Por conta da massa de ar seco que fica na região até sexta-feira, haverá sol e baixa umidade relativa do ar, aumentando inclusive o risco de queimadas.

''A região terá aqueles dias de céu claro, calor  à tarde e tempo mais fresquinho durante a noite. Já a umidade pode ficar em torno de 20% em algumas localidades'', explica a meteorologista do Inpe.

Sudeste

A umidade do ar também será relativamente baixa em regiões de São Paulo e de Minas Gerais, sempre variando entre 30% e 40%. As áreas com umidade mais baixa ficam entre o oeste e o norte de São Paulo e no triângulo mineiro. Demais áreas do Sudeste também terão temperaturas mais elevadas por conta da massa de ar seco.

Sul

Uma frente fria vinda do Uruguai tenta avançar nesta semana pelo Rio Grande do Sul. ''Mas a massa de ar seco continua funcionando como uma barreira que a impede de entrar no país'', diz Naiane. Dessa forma, uma ou outra frente fria pode amenizar a temperatura para os gaúchos, mas elas têm ido embora pelo Oceano Atlântico.

Em Santa Catarina e no Paraná, a previsão para a semana deverá obedecer o mesmo clima que predomina na região Sudeste. Os estados terão tempo influenciado pela massa de ar seco no Centro-Oeste, com sol e baixa umidade do ar.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições