"Nossa São Paulo" apresenta o dia mundial sem carro

"Nossa São Paulo" apresenta o dia mundial sem carro

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

O Movimento Nossa São Paulo convida a todos para um encontro com os principais candidatos à Prefeitura da cidade sobre mobilidade urbana e qualidade de vida na cidade, dia 22/09, às 10h, no Sesc Consolação (Rua Dr. Vila Nova, 245). Na ocasião, os candidatos responderão a cinco perguntas sobre transporte coletivo, ciclovias, pedestres, acessibilidade para portadores de deficiência e poluição e saúde. Também será divulgada a 2ª edição da pesquisa inédita realizada pelo Ibope sobre o tema.

E, logo em seguida, um ato público marcará mais uma etapa na luta pela redução da quantidade de enxofre no diesel vendido no País que, só em São Paulo, mata três mil pessoas todos os anos. Representantes de ONGs e movimentos sociais, profissionais da saúde e personalidades terão espaço para se manifestar. A reivindicação é pelo cumprimento integral e inadiável da resolução 315/2002 do Conama, que prevê a comercialização exclusiva em todo o País do diesel com 10 vezes menos enxofre do que o vendido atualmente.

Breve histórico

O Dia Mundial Sem Carro foi implantado pela primeira vez na França, em 22 de setembro de 1997. Em 2000, a União Européia instituiu a Jornada Internacional "Na Cidade, sem meu Carro", reunindo 760 cidades. Em 2001, 1683 cidades participaram. Encorajados pelo êxito da iniciativa do Dia Europeu sem Carros, a comissão organizadora lançou, em 2002, a Semana Européia da Mobilidade.

Em 2001, 11 cidades brasileiras aderiram ao Dia Mundial Sem Carro: Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas (RS); Piracicaba (SP); Vitória (ES); Belém (PA); Cuiabá (MT), Goiânia (GO); Belo Horizonte (MG); Joinville (SC); São Luís (MA). Em São Paulo, a iniciativa é realizada desde 2005, sob a coordenação da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. Em 2007, o Movimento Nossa São Paulo adotou a campanha e, desde então, trabalha pela melhoria das condições da mobilidade na cidade.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições