Nova Unidade de Polícia Pacificadora é inaugurada no RJ

Nova Unidade de Polícia Pacificadora é inaugurada no RJ

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:23

Será inaugurada nesta quinta-feira (1º) a nona Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) no Rio, a segunda na Zona Norte. Ela fica no Morro da Formiga, na Tijuca. A unidade vai beneficiar cerca de cinco mil pessoas que vivem na favela. A primeira UPP da Zona Norte foi instalada no Morro do Borel , também na Tijuca, em frente ao Morro da Formiga.

Os contêineres que vão abrigar a nova UPP serão instalados próximo a uma pista de skate, que fica no interior da favela. O local de vista privilegiada era usado pelos traficantes para controlar a chegada da polícia à favela. Inicialmente, não haveria uma UPP na Formiga, mas segundo o comandante das UPPs, coronel Robson Rodrigues da Silva, verificou-se posteriormente que seria necessária uma nova unidade para atender as peculiaridades da comunidade.

“A intenção da UPP é justamente isso, ficar mais próximo da comunidade, construir um canal de diálogo e credibilidade entre a população e a polícia”, disse o coronel, informando que outras unidades deverão ser instaladas ainda este ano na cidade.

Outras UPPs na cidade

Também na Tijuca, no início de junho foi instalada a UPP do Morro do Borel. Policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) fizeram a ocupação do morro e de outras quatro favelas vizinhas.

As outras UPPs funcionam na favela Dona Marta, em Botafogo, no Pavão-Pavãozinho/Cantagalo, entre Ipanema e Copacabana, no Chapéu Mangueira/Babilônia , no Leme, Ladeira dos Tabajaras e Morro dos Cabritos, em Copacabana, todas na Zona Sul do Rio.

A Polícia Militar pacificou também as comunidades do Jardim Batam, em Realengo, e a Cidade de Deus, em Jacarepaguá, na Zona Oeste, e o Morro da Providência, no Centro.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições