MENU

Novo equipamento portátil realiza teste de consumo de drogas

Novo equipamento portátil realiza teste de consumo de drogas

Atualizado: Segunda-feira, 1 Dezembro de 2008 as 12

A Philips e a Concateno, uma das principais empresas européias para testes de consumo de drogas, com sede na Inglaterra, apresentaram o primeiro aparelho portátil capaz de fazer testes para verificar o consumo de diferentes tipos de drogas em apenas um exame e que pode ser usado nas estradas. Este equipamento inovador também é o primeiro a identificar cinco grupos diferentes de drogas em apenas um procedimento, realizado em menos de 90 segundos, o que o torna ideal para testar motoristas suspeitos de consumo de drogas ou substâncias proibidas, quando um resultado rápido, mas correto, é essencial.

O aparelho detecta cinco grupos diferentes de drogas - incluindo cocaína, heroína e maconha - a partir de apenas uma amostra de saliva em menos de 90 segundos. Os sistemas de testes atuais levam até cinco vezes mais tempo e apontam apenas um grupo de droga de cada vez, o que faz necessário que um motorista suspeito repita o procedimento diversas vezes.

Pesquisas exaustivas conduzidas no Reino Unido, Austrália, Itália, Espanha, Alemanha e Estados Unidos mostram que confiabilidade, rapidez, facilidade de uso e robustez são essenciais para testes realizados no local da infração. Este novo aparelho permite aos policiais fazerem exames na beira das estradas de maneira similar ao teste do bafômetro aplicado para verificar o uso de álcool.

O novo aparelho será entregue a clientes selecionados no segundo semestre de 2009.

Postado por: Claudia Moraes

veja também