MENU

Novo terminal de Cumbica abre hoje

Novo terminal de Cumbica abre hoje

Atualizado: Quarta-feira, 8 Fevereiro de 2012 as 9:25

O novo terminal do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, começou a funcionar na manhã desta quarta-feira (8), segundo a Infraero. Com um espaço de 12,2 mil m² e capacidade de 5,5 milhões de passageiros por ano, o terminal 4 vai ser operado pela Webjet, após um acordo entre a companhia e Infraero. À tarde, o presidente da estatal, Antonio Gustavo Matos do Vale, fará uma visita técnica ao novo terminal.

A concessão não envolveu acordo financeiro nem licitação, segundo a Infraero. As demais empresas aéreas que operam em Guarulhos foram consultadas sobre o novo terminal e só a Webjet manifestou interesse pela mudança, afirma a estatal. A Webjet vai ser a única companhia a operar o terminal 4, mas é possível que haja mudanças no futuro, já que o leilão do aeroporto está marcado para segunda-feira (6), ainda de acordo com a Infraero.

No total, o novo espaço do aeroporto tem nove terminais de embarque e três esteiras de restituição de bagagem, o que permite seis desembarques simultâneos, afirma a estatal. A Webjet vai transferir as suas operações para o local - são 45 voos diários (22 de partida e 23 de chegada) para dez cidades, como Curitiba, Fortaleza, Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro e Salvador.

O terminal 4 tem estacionamento, acesso viário para carros e espaço para lojas, lanchonetes e outros estabelecimentos, de acordo com a Infraero. O custo total da obra foi de R$ 85 milhões. A estatal não sabe informar o valor anual de manutenção do novo terminal, mas diz que o gasto vai ser pago pela Infraero e pela futura concessionária, que será definida após o leilão.

O terminal 4 vai usar o mesmo pátio dos demais terminais de Cumbica para receber as aeronaves. Já foi realizada a terraplanagem para a construção do terminal 3, segundo a Infraero. A previsão é que a primeira fase da obra seja concluída em novembro de 2013 pela nova concessionária.

Leilão

O leilão de concessão dos aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília, marcado para a próxima segunda-feira (6), deverá ter a participação de pelo menos sete consórcios. O prazo para os grupos interessados entregarem suas propostas econômicas na Bolsa de Valores de São Paulo se encerrou nesta quinta-feira, às 16h.
Sete grupos confirmaram ao G1 que irão participar do leilão. Outras três empresas informaram apenas que negociavam a participação ou que firmaram parceria visando a participação.

veja também