Número de abelhas nos centros urbanos aumenta no verão

Número de abelhas nos centros urbanos aumenta no verão

Atualizado: Quarta-feira, 7 Dezembro de 2011 as 12:49

No verão, o número de abelhas nos centros urbanos aumenta consideravelmente. O fenômeno se explica porque a primavera, período anterior, é quando estes insetos atingem o ápice de reprodução, devido ao acúmulo de flores. Com a chegada do verão, elas saem das colmeias em busca de uma nova moradia.

A auxiliar de enfermagem Sandra Medeiros, de Curitiba, percebeu o aumento quando realizou uma reforma em casa. Ela deixou um sofá guardado na garagem, e foi surpreendida com um enxame de abelhas que tomaram todo o móvel. “Começou a vir um monte, um monte de abelha, meu filho fez uma fumaça para espantar elas. Elas foram embora e de repente voltaram, muito mais”, contou.

Especialistas desaprovam a maneira como Meeiros lidou com o problema. Nesses casos, o ideal chamar um apicultor para que ele proceda com a retirada das abelhas, já que os bombeiros só atendem situações em caso de ferroadas. Não é recomendado tentar espanta-las com água, fogo ou barulho.

Para evitar a presença dos insetos, não se deve deixar restos de alimentos e doces, além de manter lixeiras sempre tapadas.

veja também