Número de homens que fumam é maior que o de mulheres, diz IBGE

Número de homens que fumam é maior que o de mulheres, diz IBGE

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:28

O número de homens usuários de tabaco é maior que o de mulheres em todas as regiões do Brasil. A diferença se acentua principalmente nas regiões Norte e Nordeste, onde a quantidade de homens fumantes chega quase ao dobro da quantidade de mulheres fumantes. Os dados são da Pesquisa Especial de Tabagismo (PETab) feita em 2008 e divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (27).

Segundo o IBGE, o Brasil tem 14,8 milhões de homens fumantes, o que representa 21,6% da população masculina acima de 15 anos, e 9,8 milhões de mulheres fumantes, o que equivale a 13,1% do total feminino nessa faixa etária.

O número das mulheres que nunca fumaram também é maior que o de homens. Do total das mulheres com 15 anos ou mais, 71,7% nunca fumaram. Já entre os homens na mesma faixa etária, 57% nunca fumaram.

Apesar de a Região Sul ter o maior percentual de fumantes, com 19%, o Nordeste tem o maior percentual de homens fumantes, com 22,9%. O número equivale a 4,2 milhões de homens fumantes que vivem no Nordeste.

A Região Sul aparece em segundo lugar em relação ao número de homens fumantes, com 22,5%. O número equivale a 2,3 milhões de homens fumantes. Já entre as mulheres fumantes, o Sul tem o maior percentual, com 15,9%, seguido pelo Sudeste, com 13,3%.

Dos 24,6 milhões de fumantes, 52,1% afirmaram planejar ou pensar em parar de fumar. O número também é maior entre mulheres. Segundo o IBGE, 57,1% das fumantes pensam em parar de fumar, enquanto 49,2% dos homens planejam deixar o vício. O Centro-Oeste é a região onde mais mulheres fumantes pensam em parar, com 63,1%.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições