Número de mortes no trânsito sobe 15% em São Paulo

Número de mortes no trânsito sobe 15% em São Paulo

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:28

O número de mortes em acidentes de trânsito voltou a subir na capital paulista, segundo dados mais recentes da SSP (Secretaria da Segurança Pública). No terceiro trimestre deste ano, se comparado ao mesmo período do ano anterior, que coincide com o início da lei seca, o aumento foi de 15%. Entre janeiro e junho, a cidade tinha registrado queda de 1,1%.

De acordo com a Polícia Militar ainda é cedo para concluir que o aumento é motivado pela perda de força da lei seca, porque as ocorrências também ocorrem por outros fatores, além da embriaguez. O capitão Sérgio Marques explica que as condições das vias, a iluminação e a conscientização do motorista extrapolam a função policial.

Entre janeiro e setembro, 542 pessoas morreram no trânsito paulistano. O número representa duas mortes por dia. No mesmo período do ano passado, 18 mil ficaram feridas - ou 18% a menos do que no ano passado.

Nos últimos meses, a lei seca teve a fiscalização ampliada, o que é contraditório com o aumento no índice de mortes. Em julho, a polícia mudou o esquema das blitze para fazer mais testes de bafômetros em menos tempo. Agora, o motorista nem precisa sair do carro para soprar o etilômetro e é chamado para uma vistoria mais detalhada quem estiver embriagado. Com isso, a quantidade de abordagens quadruplicou. Foram 75 mil até o início deste mês.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições