Número de pessoas flagradas com entorpecentes cresce 15% após reforço de ações de segurança na CPTM

Número de pessoas flagradas com entorpecentes cresce 15% após reforço de ações de segurança na CPTM

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

Entre janeiro e abril deste ano, os agentes de segurança da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) encaminharam 265 pessoas às delegacias de polícia por terem sido flagradas usando ou portando entorpecentes, dentro do sistema. O número, que representa aumento de 15% sobre o mesmo período do ano passado, é resultado do maior rigor nos patrulhamentos de rotina e da intensificação das blitze. 

O volume de drogas apreendido, nesse período, soma 2,5 kg, mais 34 papelotes de cocaína; 37,9 kg, 53 trouxinhas e 15 cigarros de maconha, além 6,2 gramas e 34 pedras de crack, e 4,0 ml de lança perfume. 

Além do envolvimento com entorpecentes, outros delitos motivaram o encaminhamento de pessoas aos departamentos policiais, como furto de materiais da companhia e porte ilegal de armas. No total, 663 pessoas foram entregues às autoridades policiais para averiguação e providências.  

O patrulhamento de rotina foi responsável por 527 flagrantes no interior dos trens e nas plataformas das estações, e outros 136 suspeitos apanhados em blitze realizadas em todo o sistema, em parceria com os efetivos das Polícias Civil e Militar, num total de 369 operações e 27.863 pessoas abordadas. 

Do total de encaminhamentos, 209 ocorreram na Linha 7 - Rubi (Luz-Francisco Morato); 94 na Linha 8 - Diamante (Júlio Prestes-Itapevi); 15 na Linha 9 -Esmeralda (Osasco-Grajaú); 35 na Linha 10 - Turquesa (Luz-Rio Grande da Serra); 140 na Linha 11- Coral (Luz-Estudantes) e 170 na Linha 12 - Safira (Brás-Calmon Viana).

As operações implementadas pela CPTM visam proporcionar maior segurança aos usuários, coibindo delitos como o consumo e porte de entorpecentes, além da ação de assaltantes e vândalos. Para aumentar a fiscalização, agentes fardados e à paisana circulam 24 horas por dia nos trens e estações. 

Balanço ano passado

Em 2007, agentes da segurança encaminharam 1.830 pessoas aos distritos policiais da capital e da região metropolitana, por diversos delitos.

Deste total, 640 pessoas estavam relacionadas ao uso, porte e tráfico de drogas, somando 362 ocorrências.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições