'O discurso do rei' lidera indicações ao prêmio Bafta

'O discurso do rei' lidera indicações ao prêmio Bafta

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:00

Os filmes "O discurso do rei" e "Cisne negro" lideram as indicações ao Bafta, premiação mais importante do cinema no Reino Unido, considerado o Oscar britânico. As duas produções receberam, respectivamente, 14 e 12 indicações.

Anunciada nesta terça-feira (18), a lista completa dos candidatos ao prêmio também inclui o drama "A rede social", ganhador do Globo de Ouro, que concorre ao Bafta em seis categorias.

Dirigido por Tom Hooper, "O discurso do rei" disputa os prêmios de melhor filme, diretor e ator, para Colin Firth. Na corrida pelo Bafta de melhor filme, ainda concorrem "Cisne negro", "A rede social", "A origem" e "Bravura indômita". Além de Firth, disputam o prêmio de melhor ator Jesse Eisenberg, de "A rede social", Jeff Bridges, de "Bravura indômita", Javier Bardem, de "Biutiful", e James Franco, de "127 horas".

O ator britânico Pete Postlethwaite, que morreu de câncer recentemente, foi indicado ao Bafta de melhor coadjuvante por sua atuação em "Atração perigosa".

Termômetro do Oscar

Os prêmios serão entregues no dia 13 de fevereiro em cerimônia realizada anualmente desde 1949 e que, tradicionalmente, antecede em três ou quatro semanas ao Oscar. A premiação britânica é considerada um termômetro do Oscar. Na edição passada, o grande vencedor foi o drama "Guerra ao Terror", que levou seis prêmios, incluindo os de melhor filme e direção, para Kathryn Bigelow. Em seguida, o longa de Bigelow venceu a estatueta de melhor filme da Academia de Hollywood.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições