'O grande objetivo é elevar a renda', diz ministra sobre Brasil sem Miséria

'O grande objetivo é elevar a renda', diz ministra sobre Brasil sem Miséria

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:40

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, afirmou nesta sexta-feira (3) que o "grande objetivo" do programa Brasil sem Miséria, lançado nesta quinta-feira (2) pela presidente Dilma Rousseff, é elevar a renda de 16,2 milhões de pessoas que ganham menos de R$ 70 por mês.

"O grande objetivo é elevar a renda" para um valor superior a R$ 70, disse Tereza Campello, durante entrevista ao programa Bom Dia Ministro, produzido e coordenado pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República e transmitido pela TV NBR.

O Brasil sem Miséria é um programa que, por meio de ações de transferência de renda, acesso a serviços públicos e inclusão produtiva, visa retirar 16,2 milhões de brasileiros da extrema pobreza. Os principais pontos do programa são a ampliação do Bolsa Família, a criação do Bolsa Verde, a capacitação de trabalhadores e a construção de cisternas, que são reservatórios de água.

Questionada sobre a meta de qualificar 1,7 milhão de pessoas entre 18 e 65 anos, ela afirmou que "não queremos fazer cursos descasados com a demanda do lugar, queremos direcionar os cursos para onde de fato exista demanda. Com os municípios, vamos reorganizar a oferta de cursos". Segundo a ministra, não se pode, por exemplo, oferecer um curso de camareira em um município que não possui hotel.

A ministra disse ainda que vai aos estados para coordenar a implementação do programa. "Não há soluções únicas. A nossa perspectiva é conversar com os governos estaduais e prefeituras (...) e envolver os atores sociais", disse. Segundo ela, vários estados, como Rio de Janeiro e Espírito Santo, estão lançando programas complementares ao Bolsa Família e ao Brasil sem Miséria.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições