MENU

O povo do Rio recuperou o orgulho de ser carioca, diz Lula em evento

O povo do Rio recuperou o orgulho de ser carioca, diz Lula em evento

Atualizado: Sexta-feira, 3 Dezembro de 2010 as 10:55

O presidente Lula participou na noite desta quinta-feira (2) da cerimônia de entrega da 16ª Ordem do Mérito Cultural (OMC), no Theatro Municipal, no Centro do Rio. O evento, promovido pelo Ministério da Cultura, homenageou o educador Darcy Ribeiro.

Após o encerramento da cerimônia, Lula agradeceu ao governador do Rio, Sérgio Cabral, e ao prefeito da cidade, Eduardo Paes, pela ocupação da polícia nos conjuntos de favelas da Penha e do Alemão. "Muito obrigado por não negociar com aqueles que não merecem a complacência do Estado. O povo do Rio teve a oportunidade extraordinária de conseguir recuperar o orgulho de ser carioca".

O presidente também aproveitou a solenidade para fazer campanha para a continuidade de Juca Ferreira à frente do Ministério da Cultura. "É uma pena que a companheira Dilma não esteja aqui para ouvir isso, esses gritos da plateia de 'fica, Juca, fica Juca'".

O discurso de Lula foi em tom de despedida. Ele aproveitou para relembrar alguns momentos importantes dos seus oito anos de governo, como a participação nas reuniões do G20 e os encontros com presidentes importantes, como Geroge W. Bush, dos Estados Unidos, o ex- primeiro-ministro britânico Tony Blair e o secretário-geral da ONU, Kofi Annan.

Lula ressaltou que o Brasil nunca demonstrou pequenez e nunca se rebaixou perante as grandes potências. Apesar de ter sido um evento da área cultural, o presidente disse em seu discurso que "não precisa falar inglês para governar o Brasil".

Após a solenidade, Lula seguiu para um hotel em Copacabana, na Zona Sul do Rio, onde vai dormir esta noite. O presidente vai continuar no Rio até sexta-feira (3), para participar da 3ª Conferência “Brasileiros no Mundo”, no Palácio Itamaraty do Rio de Janeiro, no Centro da cidade. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, prometeu acompanhar Lula na cerimônia.

Após a conferência, o presidente segue no início da tarde de sexta-feira (3) para Mar Del Plata, na Argentina, onde vai se reunir com o presidente do México, Felipe Calderón, e o rei da Espanha, Juan Carlos. À noite, o presidente participa de um jantar com a presidente da Argentina, Cristina Kirchner.

Na segunda-feira (6), Lula volta ao Rio para participar de uma premiação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Por: Tássia Thum

veja também