Obama deve discursar no Rio sobre relação entre brasileiros e americanos

Obama deve discursar no Rio sobre relação entre brasileiros e americanos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:51

A relação entre brasileiros e americanos deve ser o tema do pronunciamento que será feito pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, no próximo domingo (20), na Cinelândia, no Centro do Rio, durante a visita da autoridade máxima norte-americana à Cidade Maravilhosa.

A divulgação foi feita nesta quarta-feira (16). De acordo com a Casa Branca, o tema deverá ser “Valores comuns entre brasileiros e americanos: democracia e inclusão”.

Barack Obama é conhecido pelos seus discursos em várias partes do mundo. No Cairo, capital do Egito, Obama fez um pronunciamento histórico para os islâmicos. Na capital da República Tcheca, em Praga, uma multidão acompanhou o presidente norte-americano falar sobre a redução de armas nucleares.

Moradores da Cidade de Deus na expectativa Após o anúncio da visita de Barack Obama à Cidade de Deus, os moradores da comunidade em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, aguardam ansiosos a presença do presidente dos Estados Unidos. Alguns sonham em jogar futebol com um dos homens mais poderosos do mundo no campinho da favela, outros já planejam presentear o casal Barack e Michelle com trajes de banho tipicamente cariocas.

O serralheiro Evandro Alves, 36 anos, diz que vai assistir à caminhada de Obama pela Cidade de Deus, no domingo (20), de camarote. A casa dele fica em frente à Praça José de Arimatéia, local onde o presidente deve passar com sua comitiva. A praça tem uma pequena quadra poliesportiva e um campo de futebol, frequentado por crianças e adolescentes da favela. A Embaixada dos EUA, no entanto, ainda não confirma a informação e deve divulgar a agenda oficial de Obama no Rio nesta quarta-feira (16).     Segurança reforçada na Cinelândia

Funcionários da Prefeitura do Rio começaram a fazer pequenos reparos na praça. Palco de movimentos importantes, como a Passeata dos 100 mil e os comícios das Diretas Já, a Cinelândia mais uma vez será um termômetro da popularidade de um político. A embaixada americana e o governo do Rio fazem pela internet o convite para que o público compareça ao discurso de Barack Obama no domingo, em frente ao Theatro Municipal.

Quem pretende comparecer, deve se submeter às regras do esquema de segurança. Será proibido usar mochila ou bolsa durante o pronunciamento.

A última visita de um presidente americano ao Rio aconteceu em 1997, com o democrata Bill Clinton. Ele visitou a Mangueira e até se arriscou no samba. Muito alegre e à vontade, como na época disse o intérprete Jamelão: “parecia um pinto no lixo”.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições