ONG incentiva carona solidária em SP

ONG incentiva carona solidária em SP

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:42

A organização não-governamental SOS Mata Atlântica lançou a campanha ‘Vá de Galinha’ . Pesquisas mostraram, segundo a ONG, que o motorista de São Paulo no horário de pico, anda em média a 15 km/h, praticamente a velocidade de uma galinha. “Hoje, com a realidade que a gente tem, com muitas pessoas, muitos carros, precisamos procurar soluções. A carona solidária é uma opção e a gente incentiva bastante a prática”, conta Lemuel Leste, educador sócio-ambiental.

A partir da semana que vem, o site da campanha irá ajudar a quem se interessar em oferecer ou em pegar carona. “Isso é para que as pessoas possam encontrar quem tenha iniciativa para usar o carro com quatro, cinco pessoas.”

  Quem dá carona ganha 50% de desconto no estacionamento. Foi assim que a empresa onde Maria Diva Comin trabalha incentivou os funcionários a dar carona para os colegas. “Eu tenho carro e tenho interesse em oferecer carona. Venho, me cadastro, coloco o itinerário que eu faço. Ele entra no sistema como alguém que está oferecendo uma vaga.”

Quase todos os carros que circulam por São Paulo têm apenas uma pessoa dentro. Por isso, a ideia da carona solidária pode diminuir o fluxo de veículos nas ruas, além de melhorar a qualidade do ar.

O projeto ‘Carona Amiga’ conta com a adesão de 666 funcionários de um banco. Pelas contas da instituição, são 370 carros a menos nas ruas de São Paulo. “É muito bom, é bem descontraído. A gente chega animado para trabalhar depois das piadas”, conta Rubens Robson Vanço.

Moreno Dias, estudante de Gestão Ambiental, leva quatro colegas para a faculdade. Três esperam por ele perto da Estação Vila Madalena do Metrô, na Zona Oeste. Na Avenida Sumaré, mais um passageiro. Até a faculdade são 30 km. A ideia da carona foi para economizar, pois o gasto dividido por cinco fica mais em conta.

Priscila Lassuda também é adepta da carona. Ela leva mais três colegas para o trabalho. “Deixo minha filha no colégio e depois pego os três”. São 7 km de casa até o trabalho. Por causa do trânsito eles demoram de 30 a 40 minutos. Com a convivência, os colegas viraram amigos.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições