MENU

Onze meses após acidente com 5 mortes, ponte é inaugurada no RS

Onze meses após acidente com 5 mortes, ponte é inaugurada no RS

Atualizado: Sexta-feira, 3 Dezembro de 2010 as 10:59

Uma ponte deve ser inaugurada na rodovia RSC-287, entre Restinga Seca e Agudo (ambas no Rio Grande do Sul), nesta sexta-feira (3). Segundo nota divulgada pelo governo gaúcho, a governadora Yeda Crusius vai participar do evento.

No mesmo lugar, em 5 de janeiro deste ano, a antiga ponte desabou e cinco pessoas morreram. Na época, o nível do rio estava acima do normal e a correnteza era muito forte, em decorrência das chuvas que atingiram a região.

A nova estrutura tem 13 metros de largura e 423 metros de extensão -- cem metros a mais que a anterior. A administração estadual diz que a base da ponte foi fixada diretamente nas rochas abaixo do leito do rio, para garantir mais segurança.

Durante o período de obras, os moradores da região tinham duas alternativas: cruzar o rio de balsa ou fazer desvio por uma estrada e percorrer um trajeto de 30 quilômetros a mais.

'Sensação estranha'

Testemunhas disseram que pelo menos 20 pessoas estavam na ponte, no momento da queda, em janeiro do ano passado. O agricultor Mauro Hatschbach se salvou porque conseguiu nadar e se segurou nos galhos de uma árvore. Ele esperou 45 minutos pelo socorro.

Nesta manhã, o sobrevivente foi até o local, pela primeira vez após o acidente. "A sensação é estranha. Passei pela ponte agora e senti um frio na barriga, uma coisa estranha. Foi triste naquela hora, a gente não tinha ideia do que poderia ter acontecido e aconteceu, muitas pessoas morreram. Estou até emocionado", disse.

veja também