MENU

'Operação Catimbó' prende 13 por tráfico internacional de drogas

'Operação Catimbó' prende 13 por tráfico internacional de drogas

Atualizado: Terça-feira, 28 Junho de 2011 as 1:03

Droga era escondida em fundos falsos de

caminhões e redistribuídas para oito estados

brasileiros (Foto: Divulgação/PF)

  A Polícia Federal (PF) prendeu 13 pessoas, através da Operação Catimbó, suspeitas de trazerem cocaína da Bolívia para o Paraná e sete outros estados brasileiros. As prisões foram feitas no último fim de semana, quando foram apreendidos 160 quilos e cocaína em uma Fazenda no Mato Grosso, mas o total de drogas apreendidas passa de uma tonelada.

Segundo o delegado da PF, Wagner Mesquita, ainda existe a possibilidade de apreender mais drogas dentro das fazendas utilizadas, pois os entorpecentes ficavam enterrados. Ele afirmou que após a perícia contábil, o interrogatório dos presos e a coleta de evidências, outras prisões e investigações podem ocorrer.

Além da droga, foram apreendidos 30 veículos e dezenas de imóveis, que, segundo Mesquita, equivalem a um patrimônio de “alguns milhões”.

Esquema

As investigações da Operação Catimbó começaram há mais de um ano, e tiveram origem em um cartão de visitas encontrado durante a Operação Ressaca , também da PF.

A droga vinha da Bolívia através de aviões que pousavam em pistas clandestinas em fazendas do estado do Mato Grosso, era oculta em fundos falsos de caminhões e redistribuída para vários estados brasileiros. Os proprietários dos caminhões serão indiciados pela construção do fundo falso, mas ainda não é possível afirmar se eles tinham conhecimento do esquema, de acordo com o delegado Mesquita.          

veja também