MENU

Operação Chuvas de Verão

Operação Chuvas de Verão

Atualizado: Segunda-feira, 1 Novembro de 2010 as 5

Entrou em vigor em São Paulo nesta segunda-feira (1º) o Plano Preventivo de Defesa Civil - Chuvas de Verão 2010-2011 - que vai durar até 15 de abril de 2011. O plano prevê ações preventivas e procedimentos emergenciais a serem adotados pelo poder público municipal e pela comunidade, a fim de reduzir ameaças à integridade física dos munícipes e a prevenir a possibilidade de perda de vidas humanas.   Em São Paulo, o monitoramento das chuvas fica sob responsabilidade do Centro de Gerenciamento de Emergências, responsável pelo monitoramento de dados pluviométricos, previsão meteorológica, observação de campo e mapeamento das áreas suscetíveis.

O CGE estabelece quatro níveis preestabelecidos de cenários para escorregamentos de encostas, inundações e alagamentos de vias: observação, atenção, alerta e alerta máximo.

Fazem parte do sistema municipal de Defesa Civil as secretarias de Segurança Urbana, de Coordenação das Subprefeituras; Transportes, Infra-Estrutura Urbana e Obras; Assistência e Desenvolvimento Social; Saúde, Habitação, Comunicação, Verde e Meio Ambiente, Educação, Serviços, além do Corpo de Bombeiros Metropolitano.    

veja também