MENU

Operação contra o tráfico em 3 estados resulta em 19 prisões

Operação contra o tráfico em 3 estados

Atualizado: Quinta-feira, 8 Março de 2012 as 11:44

A Polícia Federal no Rio Grande do Sul mobiliza 80 agentes para desarticular uma quadrilha de tráfico internacional de drogas que atuava no estado, em Santa Catarina e no Paraná. Segundo a PF, foram cumpridos com êxito 19 de 20 mandados de prisão expedidos a partir da investigação da Operação Progresso, iniciada em julho de 2011. As buscas ocorreram em Erechim, Passo Fundo, Porto Alegre, Caçador (SC) e Foz do Iguaçu (PR).

Em coletiva na manhã desta quinta (8), em Passo Fundo, a PF disse que a droga vinha do Paraguai e era distribuída a partir de duas bases da quadrilha, em Erechime Foz do Iguaçu, para as outras regiões. Um homem de nacionalidade paraguaia está foragido e é procurado pela Interpol. Somente nesta quinta, 14 prisões foram feitas. Também foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão.

Eles responderão por tráfico de drogas e associação ao tráfico. A pena varia de 5 a 20 anos.

O nome da operação faz alusão ao bairro onde duas famílias de Erechim são suspeitas de vender drogas. Foram apreendidos cerca de 37 kg de cocaína, 332 kg de maconha e 11 veículos. De acordo com informações da PF, a quadrilha movimentava uma média de R$ 300 mil todos os meses. O grupo também transportava 50 kg de cocaína por mês.

Nesta quinta, foram presos um pai e dois filhos de uma das famílias investigadas. Outro filho havia sido detido em janeiro deste ano portando 11 kg de cocaína. Segundo a polícia, grande parte dos membros das famílias atuava no tráfico. Um casal e a mãe do homem vendiam drogas no bairro Progresso. O proprietário de uma lavagem de veículos no mesmo bairro, assassinado na semana passada em Erechim, também era investigado.

veja também