MENU

Operação da PF investiga desvio de dinheiro em organizações sociais

Operação da PF investiga desvio de dinheiro em organizações sociais

Atualizado: Terça-feira, 5 Abril de 2011 as 10:41

A Polícia Federal realiza nesta terça-feira (5), em Curitiba, uma operação conjunta com a Controladoria-Geral da União e Receita Federal do Brasil para cumprir mandados de prisão e para busca e apreensão de suspeitos de envolvimento em desvio de recursos públicos através de organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIP'S).

Às 9h40, 16 mandados de prisão haviam sido cumpridos, segundo a assessoria da Polícia Federal. Outros 33 mandados de busca e apreensão estão planejados para a capital. A Operação Dejavu II se estende a Santa Catarina, Acre, Mato Grosso e Distrito Federal.

De acordo com a PF, as fraudes investigadas ocorriam em torno de duas organizações que supostamente desviavam parte dos recursos públicos recebidos, através da simulação de contratos de prestação de serviços com empresas de consultoria. Estas corporações seriam controladas por parentes dos dirigentes ou dos empregados. Eram falsificados contratos, notas fiscais, relatórios de serviços e ainda os próprios relatórios dos auditores independentes.

Os crimes investigados configuram crimes de peculato, de advocacia administrativa, contra a Lei de Licitações e associação criminosa, além de lavagem de dinheiro.

Mais informações em breve.      

veja também