MENU

Operação desarticula quadrilha suspeita de importações irregulares

Operação desarticula quadrilha suspeita de importações irregulares

Atualizado: Terça-feira, 9 Novembro de 2010 as 2

Uma operação deflagrada nesta terça-feira (9) pela Polícia Federal e Receita Federal deve desarticular uma quadrilha suspeita de importações irregulares. Os agentes irão cumprir 29 mandados de prisão preventiva e 44 de busca e apreensão em três estados (São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco). Os suspeitos desviariam mercadorias que chegam ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

A operação recebeu o nome de "Trem Fantasma" e conta com 180 policiais federais e 80 servidores da Receita Federal. Segundo informações da assessoria da Receita, a quadrilha era composta por empresários, despachantes aduaneiros, empregados de companhias aéreas e servidores públicos. Por meio de importações irregulares, a polícia diz que eles introduziam no país mercadorias vindas dos Estados Unidos e da China.

As investigações apontaram que a quadrilha era responsável pela entrada ilegal de cerca de 80 toneladas de mercadorias todos os anos no país, o que representa um prejuízo de mais de R$ 50 milhões aos cofres públicos. Também nesta terça-feira (9), autoridades americanas realizam em Miami uma inspeção no armazém da empresa que enviava os produtos para o Brasil.

Os suspeitos irão responder por contrabando e descaminho, crimes contra a ordem tributária, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

veja também