Operação em MG cumpre mandados contra fraude na legalização de terras

Operação em MG cumpre mandados contra fraude na legalização de terras

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:26

A Polícia Federal e os Ministérios Públicos Estadual e Federal realizam operação nesta terça-feira (20) para cumprir mandados de prisão, de busca e apreensão e de sequestro de bens em Minas Gerais. Batizada de “Grilo”, a ação se concentra em cidades na Região Norte do estado. Segundo a PF, a fraude para legalização de terras tem envolvimento de servidores públicos.

As buscas são feitas em Belo Horizonte, Oliveira e Divinópolis, em Rio Pardo de Minas, Salinas, Serranópolis de Minas, Taiobeiras, Janaúba e Curvelo. Oitenta e cinco policiais tentam cumprir 22 mandados de busca e apreensão, dez de prisão temporária, além do sequestro de R$41 milhões.   De acordo com a assesoria de imprensa da PF, as investigações demonstraram que uma organização criminosa atua patrocinando a grilagem de terras públicas, que posteriormente são vendidas a mineradoras. O objetivo seria a exploração de jazidas de minério de ferro, com potencial estimado em 10 bilhões de toneladas.

O grupo também é suspeito de falsificação de documentos públicos e particulares, falsidade ideológica, corrupção ativa e passiva, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro, segundo informações da polícia.

Em apenas um dos casos sob investigação, determinada mineradora teria comprado, efetuando pagamento único e em espécie, vasta extensão de terras subtraídas do Estado de Minas Gerais pelo valor de R$ 41 milhões. O sequestro de bens foi pedido pela Justiça, de acordo com a polícia.

Fraude

Polícia Federal diz que o esquema contava com a participação de servidores públicos, que legitimavam a posse de terras devolutas por laranjas, que jamais tinham sido proprietários ou possuidores de terras na região. A seguir, numa outra operação fraudulenta, o agora proprietário vendia o referido título a pessoas físicas ou jurídicas intermedirárias que, ao final, negociavam a terra com grande mineradoras a preços muito elevados.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições